ENEM, perguntado por kamillyvvale475, 1 ano atrás

A indústria de lácteos tem utilizado bactérias lácticasnos mais variados produtos, como culturas iniciadorasou adjuntas em leites fermentados e queijos, pois elasfavorecerem características sensoriais e tecnológicas,além de promover a conservação, inibindo acompetição da microbiota deteriorante e de agentespatogênicos. Esses produtos devem também atenderaos padrões de identidade e qualidade, que garantemao consumidor um alimento padronizado, seguro ede qualidade.WENDLING, L.K; WESCHENFELDER, S. Probióticos e alimentos lácteosfermentados: uma revisão. Rev. Inst. Laticínios Cândido Tostes.v. 68, n. 395, p. 49-57, 2013 (adaptado).Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e arelação proposta entre elas.I. O leite não é meio adequado para amultiplicação de microrganismos probióticos,o que torna a produção de leite fermentadoprobiótico um grande desafio para a indústria.PORQUEII. A multiplicação de bactérias probióticasem leite como meio de cultivo é lenta, emvirtude, principalmente, da ausência deatividade proteolítica, podendo ser necessáriaa incorporação de nutrientes, como peptídiose aminoácidos, e de outros fatores decrescimento, para se reduzir o tempo defermentação.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, ea II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II éuma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por amandadh
4

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Os microrganismos probióticos tem dificuldade de se multiplicar no leite, onde a degradação de proteínas através de enzimas é ineficiente, por isso é dito que há ausência de atividade proteolítica.

Sendo assim, a adição de co-culturas com bactérias lácteas no meio é comum, acelerando o processo de fermentação, e além disso a incorporação de nutrientes melhora ainda mais o crescimento dos microrganismos probióticos. Portanto, ambas asserções são verdadeiras e a II justifica a I.

Bons estudos!

Perguntas interessantes