No Brasil, em 2015, foi realizado um estudo sobre a utilização de drogas de abuso entre os caminhoneiros.Participaram do estudo 993 motoristas de caminhão, que coletaram, voluntariamente, amostras de urinapara a realização das análises toxicológicas. Os resultados foram positivos para o uso de anfetaminas(5,4%), cocaína (2,6%) e maconha (1,0%).SINAGAWA D.M. et al. Association between travel length and drug use among brazilian truck drivers. Traffic Inj. Prev., v. 16, n. 1, p. 5-9, 2015 (adaptado).Em relação às análises toxicológicas das drogas de abuso e/ou seus metabólitos na urina, avalie as afirmaçõesa seguir.I. A concentração salivar de cocaína, quando analisada, é equivalente à concentração urinária dessadroga.II. A detecção urinária do metabólito benzoilecgonina é compatível com resultado positivo para cocaína.III. A metadona é o metabólito primário para indicar o uso recente de estimulantes como as anfetaminas.É correto o que se afirma emA I, apenas.B II, apenas.C I e III, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
B) II, apenas.
A proposição I, que afirma que a concentração salivar de cocaína será equivalente a urinária, está incorreta.
A detecção dessa droga pode ser feita por diversas formas, como pela saliva, urina, sangue (consumo recente) e suor, porém as concentrações serão diferentes pois os níveis de absorção do corpo e as técnicas de análise aplicadas diferem para cada caso.
A proposição II está correta. O composto benzoilecgonina está associado ao consumo da droga, podendo ser detectado até 48h após o consumo.
Já a proposição III está incorreta, visto que o principal metabólito das anfetaminas é a fenilacetona. A metadona é um narcótico opioide que tem efeitos similares a morfina no organismo.
Bons estudos!
Perguntas interessantes