A glicólise gera NADH, que pode ser utilizado pela cadeia transportadora de elétrons e contribuir para a formação do gradiente eletroquímico. Porém, a membrana interna da mitocôndria é impermeável a NAD e NADH, de modo que a oxidação do NADH citossólico não pode ser feita diretamente pela cadeia de transporte de elétrons. Entretanto, o NADH citossólico pode ser indiretamente oxidado pela cadeia de transportadora de elétrons. Esse processo pode ocorrer por meio de: A. Lançadeira malato-aspartato. B. Bicicleta de Krebs. C. Transferência dos elétrons para o complexo I. D. Centros ferro-enxofre. E. ATP-sintase
Soluções para a tarefa
O NADH citosólico produzido pela glicólise pode ser oxidado indiretamente pela cadeia de transporte de elétrons. Este processo pode ocorrer na lançadeira malato-aspartato, pelo que a resposta correcta é A) Lançadeira malato-aspartato.
O que é Glicólise?
A glicólise é um processo que decompõe a glicose em duas moléculas menores que têm uma função importante no processo de produção de energia dos organismos, em duas fases, uma para investimento energético e outra para compensação energética. Ao final das duas etapas, o equilíbrio é de duas moléculas de ATP e duas moléculas de NADH. Tudo isso é feito no citosol da célula.
O NADH citosólico reduz o oxaloacetato em uma reação catalisada pela malato desidrogenase citosólica. O malato formado entra na mitocôndria, onde é oxidado pela malato desidrogenase mitocondrial, que também utiliza NAD+ como coenzima. Esse processo leva à produção de NADH mitocondrial a partir do NADH citosólico, apesar da falta de permeabilidade da membrana interna ao NADH.
Saiba mais sobre glicólise:
brainly.com.br/tarefa/41418758
#SPJ4