A fim de trabalhar as classes de palavras juntamente à leitura, veremos o texto “Exclusão digital é o maior obstáculo”. Analise, em especial, os termos destacados em negrito, relacionando-os aos outros.
Exclusão digital é o maior obstáculo
Gelson Souza
Estamos vivenciando a consolidação de uma nova estrutura econômico-social, PROFUNDAMENTE ligada à tecnologia: a sociedade da informação – também denominada “sociedade do conhecimento” por Bernardo Sorj (2003) e “Era da pós-informação” por Nicholas Negroponte (1995). [...]
[...]
Neste cenário, combater a exclusão digital é um fator importantíssimo para o desenvolvimento de países como o Brasil. A falta de acesso aos recursos de informática – principalmente pela população de baixa renda – gera um ciclo vicioso em que as elites permanecem elite porque têm acesso à tecnologia, enquanto as classes menos favorecidas são predestinadas a serviços mal pagos porque o custo da tecnologia é alto e, portanto, inacessível.
Conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apenas 21% da população brasileira com idade superior a 10 anos têm acesso à internet (IBGE, 28/9/2006). [...] Ocorre que a ausência de tantos brasileiros na rede é um obstáculo econômico para o fortalecimento dos jornais online. Por enquanto, a publicidade online e o acesso à rede têm crescido CONSIDERAVELMENTE, mas ainda em ritmo insuficiente para exploração do potencial verificado em países desenvolvidos – temos como exemplo as versões online do New York Times e do Wall Street Journal, ambos americanos. Na Europa, destacam-se Le Monde e The Times.
[...]
Neste novo modelo de organização social, que privilegia a informação, o conhecimento tornou-se a grande engrenagem do poder e não mais os recursos naturais. Temos como exemplo o Japão, que, devido às limitações de seu território, busca matéria-prima em países asiáticos, mas, como detêm o conhecimento para desenvolver tecnologia de ponta, transforma esta matéria-prima em produtos e comercializa-os INTERNACIONALMENTE, sendo uma das maiores potências econômicas do mundo.
[...]
Bernardo Sorj argumenta que a exclusão digital representa uma dimensão da desigualdade social, pois, “ela mede a distância relativa do acesso a produtos, serviços e benefícios das novas tecnologias da informação e da comunicação entre diferentes segmentos da população” (Sorj, 2003, p. 62). Assim, a exclusão digital no Brasil é um problema MAJORITARIAMENTE social e não tanto tecnológico.
Se o equipamento mínimo para acessar a internet é um computador com modem e uma linha telefônica, a tecnologia necessária para o acesso à internet já está inserida no país e com preços populares (é interessante observar que muitos países subdesenvolvidos não têm sequer infra-estrutura razoável de telefonia). Há no Brasil até mesmo sistemas de financiamento para computadores e uma série de softwares gratuitos que substituem SATISFATORIAMENTE os comerciais, mesmo na utilização profissional, visto que o governo os vem adotando no setor público.
[...]
O fato é que, conforme Sorj, a exclusão digital não ocorre SOMENTE por causa da dificuldade do acesso ao equipamento, mas também pela ausência da “capacidade do usuário de retirar, a partir de sua capacitação intelectual e profissional, o máximo proveito das potencialidades oferecidas por cada instrumento de comunicação e informação” (Sorj, 2003, p. 59). [...]
[...] O abismo que separa o Brasil das nações desenvolvidas deixa os cidadãos desamparados CULTURALMENTE, muitas vezes incapazes de usufruir dos benefícios da sociedade globalizada.
[...]
Considerando sua leitura, elabore um texto que respeite a modalidade culta da língua e responda aos seguintes questionamentos:
- Em qual/quais classe(s) se enquadram essas palavras?
- A qual/quais outra(s) palavras/termos elas estão diretamente relacionadas?
- Quais sentidos são estabelecidos por meio dessas escolhas, no que se refere à intenção do autor e temática do texto?
- A exclusão desses vocábulos interferiria, de alguma forma, na interpretação do leitor?
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Explicação:
Respondido por
1
⇒ As palavras "profundamente, consideravelmente, internacionalmente, majoritariamente, satisfatoriamente somente e culturalmente" pertencem à classe de palavras denominada "advérbio".
⇒ Abaixo estão listados os advérbios e as palavras às quais se referem:
Profundamente: ligada
Consideravelmente: crescido
Internacionalmente: comercializa-os
Majoritariamente: problema
Satisfatoriamente: substituem
Somente: ocorre
Culturalmente: desamparados
⇒ As palavras estabelecem um sentido intensidade ao texto e apontam o ponto de vista do autor.
⇒ A exclusão desses vocábulos interferiria sim na interpretação do leitor, uma vez que eles indicam, por exemplo, modo e exclusão.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Química,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
História,
10 meses atrás