A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune do Sistema Nervoso Central (SNC), na qual as células TCD4+ reagem causando inflamação do SNC com ativação de macrófagos ao redor dos nervos do cérebro e da medula espinhal. Há a destruição da mielina, anormalidade na condução nervosa e déficits neurológicos. É a doença neurológica mais comum de adultos jovens. No exame patológico, há inflamação na substância branca do SNC com desmielinização secundária. A EM é caracterizada clinicamente por fraqueza, paralisia e sintomas oculares com exacerbações e remissões. Uma doença autoimune é aquela que: Apresenta reação anormal e específica do organismo após sensibilização por uma substância estranha que não gera problemas na maioria dos indivíduos. O sistema imune perde a capacidade de reconhecer o que é próprio do organismo, levando à produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo. Após o reconhecimento do antígeno, há a multiplicação e produção de milhares de outras células específicas para o antígeno. O sistema imunológico reage excessivamente a um antígeno provocando danos ao organismo. Reduz reações específicas protetoras do sistema imunológico de um organismo contra um determinado antígeno
Soluções para a tarefa
Resposta:
O sistema imune perde a capacidade de reconhecer o que é próprio do organismo, levando à produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo.
Explicação:
Apresenta reação anormal e específica do organismo após sensibilização por uma substância estranha que não gera problemas na maioria dos indivíduos. Errada, pois não é uma substância estranha e gera problemas para o indivíduo.
O sistema imune perde a capacidade de reconhecer o que é próprio do organismo, levando à produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo. Correta
Após o reconhecimento do antígeno, há a multiplicação e produção de milhares de outras células específicas para o antígeno. O sistema imune reconhece o próprio corpo como um antígeno.
O sistema imunológico reage excessivamente a um antígeno provocando danos ao organismo. O sistema imune reconhece o próprio corpo como um antígeno.
Reduz reações específicas protetoras do sistema imunológico de um organismo contra um determinado antígeno