A elite são os que ocupam os postos de comando naschefias das principais instituições do país. Essas instituiçõesincluem as grandes corporações de negócios e os principaissetores do governo federal – em particular o diretório político,a burocracia executiva e o establishment militar. A elite éformada pelos que dirigem as principais instituições e cujasposições de comando os localizam de tal forma na estruturasocial que eles transcendem, em maior ou menor grau, osmilieux de homens e mulheres comuns.Considerando a Teoria das Elites, analise as afirmativasseguintes.I. Mills vai além de uma reprodução da teoria clássicaelitista formulada por Mosca e Pareto, pois adotauma perspectiva crítica e um tom de denúnciacontra a elite do poder nos Estados Unidos.II. Mills empregou o método decisional nas suaspesquisas sobre as elites, ou seja, procurouverificar empiricamente como as elites levavamvantagem em processos decisórios concretos.III. Robert Dahl posicionou-se criticamente em relaçãoa Mills, pois, na sua concepção de poliarquia,Dahl considera que, nas sociedades complexas,existem conflitos de interesses entre diferentesgrupos, o que impede a formação de uma únicaelite dominante.IV. Robert Dahl posicionou-se criticamente emrelação a Mills, pois considera a teoria das elitesinadequada, já que, na sua opinião, a históriaindica a possibilidade de o povo exercer papelativo e contínuo na política.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C II e III.D II e IV.E III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Considerando a Teoria das Elites:
É correto apenas o que se afirma em: b) I e III.
Wright Mills em sua obra A elite do poder (1982), discorreu sobre as altas hierarquias das ordens institucionais econômica, política e militar americanas e definiu a elite política metodologicamente através do método posicional, ou seja, a partir dos postos de comando superiores no governo nacional.
Em síntese para Mills, os valores da elite importam mais do que o da população em geral, pois, querendo ou não, são os seus membros que estão no comando do processo decisório e suas decisões que afetam um leque grande de pessoas.
Dahl, critica a obra A Elite do Poder de Mills, em sua ideologia e também metodologia, entre as quais se destaca e que apontou como maior problema , o fato de não ter produzido uma prova definitiva acerca da existência da referida elite do poder, ou seja, de um grupo coeso, unido e capaz de monopolizar o processo de tomada de decisões políticas.
Bons estudos!