A compreensão do tempo é essencial por expressar traços do pensamento, das ações e das experiências humanas em uma determinada época. Sobre o tempo, analise as afirmações a seguir e considere (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Definir o conceito de tempo não é tarefa fácil, pois mesmo sabendo que existe, mediante as mudanças que ocorrem, não conseguimos degustá-lo e visualizá-lo, muito menos tocá-lo ou ouvi-lo.
( ) Nas sociedades modernas, o relógio e o calendário representam os grandes símbolos adotados pelos homens para contar e representar o tempo.
( ) O tempo é único e resulta de um processo de aprendizagem individual que inicia-se dentro do ventre materno.
( ) Ao elaborar a noção de tempo, os homens do passado recorreram aos fenômenos periódicos que ocorriam na natureza e que expressavam transformações.
Soluções para a tarefa
Resposta:
V, F, F, V
Explicação:
Pois desde muito tempo, os homens buscam formas para estabelecer a passagem do tempo.
Ao longo da Antiguidade, o interesse em se aprimorar os primeiros calendários teve ligação próxima ao desenvolvimento das atividades agrícolas. Afinal de contas, era necessária a constituição de uma medição de tempo precisa e adequada para o planejamento das várias atividades que envolviam o plantio, a colheita e o armazenamento dos grãos. Ao mesmo tempo, os calendários eram úteis na programação da caça, dos ciclos de migração e na promoção de festividades religiosas.
Os egípcios organizavam seu calendário a partir de um ano dividido em três diferentes estações, que eram formuladas a partir da variação das águas do Nilo. Eles trabalhavam basicamente com as estações das inundações, da semeadura e da colheita. Como eles precisavam antecipar a ocorrência de cada uma dessas épocas, a constante observação das estrelas também servia como referencial. Já no século V a.C., os egípcios adotavam um calendário com 365 dias e subdividido em 12 meses com 30 dias.
Há mais de 5000 anos, os sumérios formularam um calendário de 360 dias e 12 meses inspirado no sistema hexadecimal que ordenava seu sistema numérico. Tendo a variação da lua como referência, os astrônomos perceberam que o seu calendário tinha uma defasagem de 11 dias em relação ao ano solar. Com isso, o seu calendário era acrescido de um mês com trinta e três dias a cada três anos. Dessa forma, as estações alinhavam-se aos ciclos da Lua.