A cadeia produtiva da avicultura de corte vem se destacando pela sua trajetória dentre as cadeias produtivas agroindustriais brasileiras, e é marcada por constantes evoluções técnicas e pela colaboração dos seus integrantes, resultando na conquista do mercado interno, superando os concorrentes na oferta de proteína animal (ou no mercado externo) e superando os principais fornecedores avícolas mundiais. No que se refere à caracterização da cadeia produtiva da carne de frango, ela é tida como uma sequência de operações que conduzem à produção de bens e é desmembrada em três áreas: a) produção de insumos, b) produção rural, c) industrialização, comercialização e distribuição.
Cadeias Produtivas de Suínos e de Aves. José Maurício Gonçalves dos Santos; Fábio da Silva Rodrigues; Graciela Lucca Braccini. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2020.
De acordo com o texto, existe uma sequência de operações para a produção da carne de frango: a) produção de insumos, b) produção rural, c) industrialização, comercialização e distribuição. Explique cada uma dessas etapas, descrevendo os detalhes e características que acontecem em cada fase, para que o produto final possa chegar até o consumidor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta:a) Os insumos para a produção da carne de frango são os produtos veterinários, que tratarão da saúde das aves; a contratação de zootecnistas para fazerem a manipulação desses insumos, bem como preparo do ambiente e o acompanhamento do desenvolvimento das aves; a ração, que será responsável por nutrir e contribuir para o bom desenvolvimento dos animais e por fim, os materiais de limpeza dos ambientes que é uma etapa muito importante, pois impede assim a contaminação das aves, contribuindo para uma maior produtividade e qualidade no produto final.
b) A Produção rural é a etapa que abrange desde a chegada dos pintainhos aos galpões até a idade de 42 dias, que é a fase de corte, essa caracteriza uma das principais etapas, que interligada a etapa de insumos, atua na criação desses pintainhos, onde o objetivo é contribuir para um desenvolvimento saudável dessas aves através da manutenção de temperatura, oxigenação, higiene, saúde, hidratação e alimentação, bem como o bem estar das aves.
c) Industrialização é a fase onde o frango será destinado aos frigoríficos e separado para corte, por categorias de produto final, aqui as aves são manuseadas através de sistema de produção organizado e o principal objetivo é separar todas as partes das aves e destinar cada uma delas ao seu produto final, os congelados, os cortes, os miúdos e os dejetos que podem ser usados para a produção de rações e diversos outros produtos e por fim o produto para exportação, os principais objetivos da industria é produzir alimento de qualidade, com baixo índice de desperdício e controle rigoroso de prevenção de impactos sanitários e ambientais.
A comercialização acontece através de distribuidores para o mercado interno e através de exportações para países importantes como Arábia Saudita, china, japão e outros, sendo importante destacar que o Brasil é o líder mundial em exportação de frango a 8 anos consecutivos.
Explicação: