A adolescência consiste num período no qual o sujeito busca reformular suas concepções em relação a si mesmo, que foram elaboradas por meio de internalizações e identificações que aconteceram durante a infância, decorrente da relação com os pais ou responsáveis, como também do contexto social em que esteve inserido; deixando sua auto imagem infantil e projetando-se para a sua vida adulta.
KNOBEL, M. A síndrome da adolescência normal. In. A. Aberastury & M. Knobel. Adolescência normal. 10 ed. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1992, p. 24-62.
Considerando este período de desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir e considere V para verdadeiro e F para falso.
I. Neste período podemos verificar a necessidade de independência por parte do sujeito, no entanto, ainda depara-se com uma dependência dos pais quase como de quando era bebê.
II. No que se refere ao estado do humor e seu intuito de ação são estáveis; tem suas convicções bem definidas, critica e julga, não aceitando muitas vezes as intervenções de outros adultos.
III. Ao reportarmos ao desenvolvimento intelectual podemos verificar que neste período o adolescente é capaz de resolver problemas somente por meio do levantamento de hipóteses apoiadas em dados concretos.
IV. A identificação que tinha com os pais é transferida para o grupo que passa a ser referência em todos os aspectos, desde ao modo de se vestir até sobre sua maneira de pensar. Isto consiste na busca pela uniformidade, que possibilita ao adolescente a segurança e proteção fora do ambiente familiar.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
V, F, V, V.
Alternativa 2:
F, F, V, F.
Alternativa 3:
V, F, V, F.
Alternativa 4:
F, V, F, F.
Alternativa 5:
V, F, F, V.
Soluções para a tarefa
Alternativa 4:
F, V, F, F.
O período da adolescência é caracterizado como um período bastante ímpar e específico, que pode ser interpretado por um período de descobertas, mas ainda de certa dependência parental, principalmente financeira e emocional.
Todavia, já são capazes de formar juízes de valor, uma vez que a maturidade intelectual encontra-se mais desenvolvida, e sentem-se cada vez mais a pressão social, no sentido de exigirem estar dentro de grupos sociais.
Resposta:
Acredito que a resposta certa seja a alternativa 5 (V,F,F,V.)
Explicação:
I - (O livro confirma a alternativa na página 130) "Segue ainda, nessa fase, um período de profunda dependência, que, segundo Aberastury (1981, p. 21), “[...] precisam dos pais tanto ou mais do que quando eram bebês e essa necessidade de dependência pode ser seguida imediatamente de uma necessidade de independência.”
II - (O adolescente critica e julga... entretanto, no que se refere ao humor, não são estáveis, e os trechos a seguir anulam essa alternativa na página 131) "O adolescente não consegue manter uma linha de conduta rígida, permanente e absoluta, ainda que muitas vezes o pretenda ou procure, pois sua personalidade ainda está em formação. As constantes flutuações do humor e do estado de ânimo são típicas do adolescente, que busca uma identidade própria, já que o mundo infantil teve que ser deixado para trás."
III - (O livro anula essa alternativa na página 54) "A criança estabelece todo o seu raciocínio lógico a partir de experiências vividas, concretas. O desenvolvimento do período Operatório Formal tem início por volta dos 11/12 anos a 15/16 anos, é caracterizado pela presença da lógica que ultrapassa as experiências vividas, é um período hipotético-dedutivo, ou seja, o adolescente é capaz de analisar questões propostas sem que estas estejam presas ao real."
IV - (O livro confirma a alternativa na página 131) "Quanto à tendência grupal, há um processo de superidentificação em massa, em que todos se identificam com cada um e, dessa forma, vigoram as regras do grupo em relação a modas, vestimentas, costumes e preferências de todos os tipos. De acordo com a autora (1981, p. 37), “[...] as atuações do grupo e dos seus integrantes, representam a oposição às figuras parentais [...]”; assim, se transfere ao grupo grande parte da dependência que anteriormente se mantinha com a estrutura familiar e com os pais especialmente."