Quantos satélites artificiais ativos o nosso país possui e em parceria com quais países? Fale sobre os riscos dessa dependência e um fato curioso ocorrido na Guerra das Malvinas (1982).
Soluções para a tarefa
Existe orbitando no planeta Terra cerca de 2.200 satélites com o intuito de mapear territórios e previsões do tempo mais efetivas, porém desses, apenas nove são do Brasil.
O Brasil possui três tipos de satélites no espaço: SCD para coletar dados e CBERS para sensoriamento remoto em parceria com a China e um direcionado a defesa e comunicação estratégica (SGDC), em conjunto com a França.
Não ter uma gama de satélites artificiais próprios gera o risco de dependência de tecnologia externa, além de ser entrave para sanar problemas internos já que uma informação de desmatamento ou derramamento de óleo pode demorar muito a ser obtida.
Um exemplo é o fato ocorrido na Guerra das Malvinas, entre Argentina e Reino Unido, no ano de 1982. O Brasil fez previsões de tempo baseadas em dados gratuitos de satélites externos, tendo acesso a dados bloqueados pelos EUA. Os americanos, aliados do Reino Unido, acusou o Brasil de enviar informações privilegiadas à Argentina.
Bons estudos!