5) Sobre as Revoltas e Movimentos Sociais na Primeira República, que tiveram lugar no meio rural, assinale a alternativa INCORRETA
6 pontos
A) As Revoltas de Canudos e do Contestado, aconteceram em locais diferentes, entretanto, ambas tiveram um forte componente messiânico, ou seja, a esperança de que um líder, capaz de livrar os sertanejos do sofrimento, apareceria e acabaria com as desigualdades, instaurando a justiça e a felicidade nas comunidades.
B) A Revolta de Canudos, aconteceu no Nordeste, em virtude da situação de miséria, provocada pelas secas e a preponderância dos coronéis. Antônio Conselheiro, que pregava a ocupação de novas terras, recusava o pagamento de impostos e defendia a monarquia.
C) A elite política e econômica local, a Igreja Católica e o governo republicano, temendo o crescimento da importância do sistema de vida comunitário implantado seguidores de Antônio Conselheiro, unem forças dando um fim violento, ao povoado sob o ataque das tropas federais
D) O Contestado, Canudos e o Cangaço, são conhecidos como movimentos messiânicos, devido à forte influência do líder religioso Virgulino Ferreira, mais conhecido como Lampião, apelido que recebeu devido ao cunho de elevação espiritual que usava em suas pregações, as quais juntava uma forte conotação de contestação social e da ordem política estabelecida.
E) A Revolta do Contestado, aconteceu na fronteira entre o Paraná e Santa Catarina, onde os sertanejos eram duramente explorados pelos fazendeiros locais e por duas empresas norte-americanas. Os pobres se uniram às figuras dos Monges, fundando um povoado com governo próprio, não obedecendo as ordens das autoridades republicanas. Foram perseguidos pelos coronéis e pelas empresas estrangeiras e, com o apoio das tropas do governo, foram violentamente reprimidos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
B) A revolta dos canudos aconteceu no nordeste
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás