5.Leia este trecho de um texto de Carlos Heitor Cony.Nunca dei bola para a minha autoestima. Bem verdade que, quando furo um pneu na estrada, aprecio que x outros estimem o meu auto e me ajudem. Fora disso, autoestima é papo de analista. Daí que não chego a me sentir insultado quando, a cada manhã, passo os olhos pelos jornais.Folho de S. flouto, 1? fèv. 2008.a)Explique o jogo semântico que o autor faz entre "minha autoestima" e "estimem o meu auto".b)Esse jogo semântico contribui para explicitar a opinião do autor em relação ao conceito de autoestima. Sintetize essa opinião e transcreva do texto duas expressões que a confirmem.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
a) O autor brinca com a palavra “auto”. Na frase “minha autoestima” ele relaciona com a ideia de que os outros vão estimar seu carro, não corresponde ao sentido da frase, que é o de autoconfiança. O autor usa o exemplo do carro para dizer que não liga para a supervalorização ou autoconfiança.
b) O exemplo mostra que o autor não se importa com a autoestima. Para ele "a autoestima é coisa de analista". Portanto, ele lida com as questões que chegam a ele sem se ofender, sem ligar para os possíveis insultos e julgamentos.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás