Português, perguntado por YanClaytoNRS9529, 1 ano atrás

11.Nos itens a seguir, escolha, de cada par de palavras, o parônimoou homônimo adequado ao sentido geral do enunciado.a)A comerciante declarou que não pretende alterar nada do que disse sobre o vereador e que vai (retificar - ratificar] na Justiça as denúncias contra ele.b)Em certos países, a Justiça (infringe - inflige] terríveis castigos corporais a quem (Infringe - inflige) os rigorosos códigos morais fixados pela tradição.c)Depois de algumas (seções - sessões) de treino, o jovem piloto, pela sua ousadia, foi (taxado - tachado) de louco pelos adversários.d)0 jardineiro, depois que (serrou - cerrou] os galhos das arvores, deitou-se na grama para descansar e (serrou - cerrou) os olhos por alguns minutos.•} 0 documentário mostra uma cena chocante: monges, trancados em suas (selas - celas], chicoteiam a si mesmos como forma de (espiar - expiar] seus pecados.f)A maioria dos recém-formados são, obviamente, (incipientes - insipientes] em suas profissões; isso não significa, é claro, que sejam (incipientes - insipientes], uma vez que dispõem do conhecimento teórico adquirido durante a formação universitária.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por GeiseBraga11
4
A) RATIFICAR
B) INFLIGE/ INFRINGE
C) SESSÕES/ TACHADO
D) SERROU/ CERROU
E) CELAS/EXPIAR
F) INCIPIENTES/INSIPIENTES
Respondido por maarigibson
3

Respostas


a) Ratificar, pois tem sentido de validar e comprovar uma afirmação já feita anteriormente.


b) Inflige, uma vez que a justiça impõe/aplica penas. Infringe, na segunda situação, já que tem sentido de infração.


c) Sessão, já que é o tempo levado para realizar determinada atividade. Tachado, pois o sentido é de apontar-lhe um defeito.


d) Serrou, uma vez que a ação é de serrar os galhos. Na segunda lacuna, cerrou, pois trata-se da união de partes separadas (pálpebras).


e) Celas, já que trata-se de cativeiro, mesmo que auto infligido, e expiar, com sentido de expulsar os pecados.


f) Incipiente, pois são aqueles que iniciam algo agora. Na segunda lacuna, insipiente, de ignorância.

Perguntas interessantes