História, perguntado por eunetinho, 7 meses atrás

Explique a relação entre as Cruzadas, a Grande Fome, a Peste Negra, a jacquerie e as revoltas urbanas com a progressiva crise do sistema feudal na baixa Idade Média.

Soluções para a tarefa

Respondido por amandaaluiza06
4

Crise do século XIV

Todas essas transformações levaram a Idade Média para o seu auge, mas também preconizaram o seu fim. O século XIV é marcado por inúmeras crises que reforçaram a decadência do feudalismo e possibilitaram o surgimento de novas estruturas para a sociedade, economia e política europeias.

Primeiramente, o aumento da temperatura (presente em boa parte da Baixa Idade Média) deu lugar a um resfriamento que afetou a produtividade como um todo. Isso resultou em ciclos de colheitas ruins que geraram altas no preço da comida e milhares de pessoas morrendo de fome.

A fome, aliada à desigualdade social, motivou rebeliões de trabalhadores pobres em todas as partes. Tanto no campo, quanto nas cidades, os pobres rebelaram-se. Os casos mais significativos deram-se nas cidades por conta da estagnação delas causada pelo grande número de desempregados e pelos altos preços.

Isso levou a revoltas em grandes cidades de diferentes partes da Europa. Paris, Londres e Florença, três das maiores cidades europeias, presenciaram grandes revoltas populares. Pequenas e médias cidades também tiveram rebeliões, e locais como Bélgica, França, Itália e Alemanha sofreram com elas.

A Peste Negra afetou a Europa ao longo do século XIV e resultou na morte de 1/3 da população europeia.

A crise do século XIV ainda foi atingida pela catástrofe que foi a Peste Negra. Nesse século, um surto de peste bubônica trazida da Ásia Central atingiu a Europa de maneira pandêmica.

Perguntas interessantes