História, perguntado por gabrielavieira1698, 1 ano atrás

49Não é absurdo pensar que o único tipo de transgressão que o governo nunca previu foi a negação deliberada e prática de sua autoridade [...].Sob um governo que prende qualquer homem injustamente, o único lugar digno para um homem justo é também a prisão.THOREAU, H. Desobedecendo. A desobediência civil e outros ensaios.Trad., Rio de Janeiro: Rocco, 1984, p. 36 e 38.Henry Thoreau foi um ativista estadunidense do século XIX que influenciou, com suas ideias, diversos movimentos políticos posteriores. Entre eles, podemos identificarA o nazismo, exemplificado pela prisão de Hitler, quando escreveu o livro Mein Kampf.B a revolução cubana, marcada pela intensa movimentação da sociedade civil.C o peronismo e a sua proposta de organização social e política, baseada nos sindicatos.D o franquismo e sua perspectiva de separação entre Igreja e Estado na Espanha.E a resistência pacífica liderada por Mahatma Gandhi, pela independência da índia.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
23

Thoreau defendia a perspectiva de que a desobediência civil, sem o emprego da violência explícita, apenas da violência simbólica, era o caminho para resistir a um governo injusto - se todos simplesmente se recusassem a cumprir ordens injustas o governo não seria capaz de cometer injustiças - de modo que serviu de inspiração para ativistas pacifistas, como Gandhi e o Dr. Martin Luther King.

Thoreau não defendia o uso da violência e a organização militar do Estado, de modo que não serviu de inspiração para fascistas como Hitler e Franco e nem para os socialistas adeptos da luta armada, como Castro.

É correta a alternativa E.

Perguntas interessantes