50Em 1982, foram realizadas no Brasil as primeiras eleições diretas pluripartidárias desde 1965, quandoo regime militar aboliu os partidos políticos então existentes, através do Ato Complementarnúmero 4.A respeito dessas eleições, é correto afirmar:A Foram disputados os cargos de presidente da república, governadores dos estados, deputados estaduais e federais e senadores.B Apenas cinco partidos políticos disputaram essas eleições: PDS, PDT, PT, PTB e PMDB.C Os candidatos puderam utilizar o horário eleitoral ao vivo, para apresentarem suas propostas e discursos.D A aliança entre PDS e PTB garantiu ao governo a vitória nos principais estados do país, como Sâo Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.E A radicalização dos comunistas provocou uma série de cassações e impugnações de candidaturas durante a campanha eleitoral.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Essa questão se refere às eleições diretas para governadores, deputados e senadores, em 1982, após a retomada do pluripartidarismo.
No quadro plural dessas eleições, as organizações partidárias que apresentaram candidaturas próprias foram cinco: PMDB, PTB, PT, PDT e PDS.
Nessa eleição, foi definido o voto vinculado, ou seja, o eleitor deveria votar em governador, deputado federal, estadual e senador do mesmo partido.
A campanha política, em 1982, era realizada somente por meio do discurso. Na TV só era autorizada a exibição de uma foto e currículo e a participação nos debates que ocorriam principais praças.
Dessa forma, a resposta correta é a alternativa B.
Resposta:
b) apenas cinco partidos políticos disputaram essas eleições: PDS, PDT, PT, PTB e PMDB.
Explicação:
(geekie)
Desde que as eleições diretas para governador estadual e prefeito de capital foram eliminadas pelo AI-3, em 1965, esses dirigentes eram escolhidos pelas assembleias legislativas e câmaras. Em 1982 ocorreram as primeiras eleições diretas para aqueles cargos sob nova estrutura partidária, e governos importantes como o paulista, o mineiro e o fluminense foram ocupados por líderes oposicionistas ao regime militar ainda em plena vigência da ditadura.