História, perguntado por Mariavitoria578, 1 ano atrás

50Em 1982, foram realizadas no Brasil as primeiras eleições diretas pluripartidárias desde 1965, quandoo regime militar aboliu os partidos políticos então existentes, através do Ato Complementarnúmero 4.A respeito dessas eleições, é correto afirmar:A Foram disputados os cargos de presidente da república, governadores dos estados, deputados estaduais e federais e senadores.B Apenas cinco partidos políticos disputaram essas eleições: PDS, PDT, PT, PTB e PMDB.C Os candidatos puderam utilizar o horário eleitoral ao vivo, para apresentarem suas propostas e discursos.D A aliança entre PDS e PTB garantiu ao governo a vitória nos principais estados do país, como Sâo Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.E A radicalização dos comunistas provocou uma série de cassações e impugnações de candidaturas durante a campanha eleitoral.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por LouiseSG
12

Olá, tudo bem?

Essa questão se refere às eleições diretas para governadores, deputados e senadores, em 1982, após a retomada do pluripartidarismo.

No quadro plural dessas eleições, as organizações partidárias que apresentaram candidaturas próprias foram cinco: PMDB, PTB, PT, PDT e PDS.

Nessa eleição, foi definido o voto vinculado, ou seja, o eleitor deveria votar em governador, deputado federal, estadual e senador do mesmo partido.

A campanha política, em 1982, era realizada somente por meio do discurso. Na TV só era autorizada a exibição de uma foto e currículo e a participação nos debates que ocorriam principais praças.

Dessa forma, a resposta correta é a alternativa B.

Respondido por justforthebois123
1

Resposta:

b) apenas cinco partidos políticos disputaram essas eleições: PDS, PDT, PT, PTB e PMDB.

Explicação:

(geekie)

Desde que as eleições diretas para governador estadual e prefeito de capital foram eliminadas pelo AI-3, em 1965, esses dirigentes eram escolhidos pelas assembleias legislativas e câmaras. Em 1982 ocorreram as primeiras eleições diretas para aqueles cargos sob nova estrutura partidária, e governos importantes como o paulista, o mineiro e o fluminense foram ocupados por líderes oposicionistas ao regime militar ainda em plena vigência da ditadura.

Anexos:
Perguntas interessantes