47Sobre a conquista holandesa do Nordeste brasileiro, no período colonial, é correto afirmar:A Os conflitos entre portugueses e holandeses devem ser compreendidos no contexto da União Ibérica (1580-1640) e da separação das Províncias Unidas do Império Habsburgo.B A ocupação das áreas de plantio de cana obrigou os holandeses a intensificarem a escravização dos indígenas, uma vez que nâo possuíam bases no continente africano.C Estabelecidos em Pernambuco, os holandeses empreenderam uma forte perseguição aos judeus e católicos ali residentes e fortaleceram a difusão do protestantismo no Brasil colonial.D A administração de Maurício de Nassau foi caracterizada pelo pragmatismo e pela desmontagem do grande centro de artistas e letrados organizado pelas autoridades portuguesas em Olinda.E Os holandeses implementaram uma nova e eficiente estrutura produtiva baseada em pequenas e médias propriedades familiares, que se diferenciava das antigas plantations escravistas.
Soluções para a tarefa
As disputas entre Holanda e Portugal são disputas relacionadas tanto com o comércio mundial de cana-de-açúcar contra disputas de caráter político e patriótico entre os holandeses, que haviam recentemente se separado da dominação espanhola, e os espanhóis (na época ocorreu a União Ibérica, período no qual o Trono de Portugal foi ocupado pelo Rei da Espanha, de modo que os dois países funcionavam como uma unidade política).
Como forma de expandir o comércio e garantir os seus lucros, assim como prejudicar os seus antigos "senhores" espanhóis os holandeses invadiram o Brasil e mantiveram, por um período, colônias por aqui, na região de Pernambuco.
É correta a alternativa A.
Resposta:
letra a) Os conflitos entre portugueses e holandeses devem ser compreendidos no contexto da União Ibérica (1580-1640) e da separação das Províncias Unidas do Império Habsburgo.
Explicação:
No final do século XIV e primeira metade do século XVII, a Europa vivia um momento de mudanças. Portugal e Espanha estavam reunidos sob a coroa do rei Felipe II. No entanto, ele e seus herdeiros, enfrentam a revolta nas Províncias Unidas (Países Baixos), que resultaria numa guerra custosa e cara. Com a União Ibérica, o Tratado de Tordesilhas perde a validade, os colonos se aventuram pelo interior e os espanhóis podem - quando autorizados pelos portugueses - intervir militarmente no território do Brasil. Aproveitando o descontentamento na Europa, um grupo de holandeses decide se apoderar da região açucareira do Nordeste, a fim de comercializar sem intermediários este lucrativo produto. Este é o contexto histórico da invasão dos holandeses no Nordeste. Posteriormente, eles seriam expulsos por uma armada luso-espanhola.