Português, perguntado por GuSilvaa460, 1 ano atrás

3.Leia estes trechos do poema "Infância", de Carlos Drummond de Andrade.Infância1Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.Minha mãe ficava sentada cosendo.Meu irmão pequeno dormia.Eu sozinho menino entre mangueiras lia a história de Robinson Crusoé,6 comprida história que não acaba mais.No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu a ninar nos longes da senzala- e nunca se esqueceu chamava para o café.[...]10Lá longe meu pai campeava no mato sem fim da fazenda.E eu não sabia que minha históriaera mais bonita que a de Robinson Crusoé.Carlos Drummond de Andrade. Alçmopoesb. Sào Paulo: Companhia das letras, 2013. p. 13. © Grafia Drummond. www.carlosdrummond.com.br.Considere os elementos textuais destacados no trecho e respondaaos itens de a a d.■) Os advérbios “mais" (versos 6] e “mais" (último verso) exprimem a mesma circunstância, ou seja, têm a mesma classificação? Justifique.; “Sozinho* (verso 4) funciona como adjetivo ou como advérbio x modo? Justifique sua resposta baseando-se na possível ■Texão (variação de forma) dessa palavra.; A que verbo associa-se a locução adverbial “no meio-dia branco de luz" (verso ?} e que circunstância ela exprime no texto?: Considere as palavras “longes* (verso 8) e “longe* (verso 10) e aponte a diferença de classe gramatical e de sentido entre elas.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
590

Boa noite


Vamos a resolução:



Resolução Letra A:

- A questão nos pede pra justificar porque os advérbios “mais” exprimem a mesma circunstância.

O ponto chave para justificar o uso desse mais, é que são “mais” com i, logo possuem a classificação de advérbios de intensidade.

Isso se justifica pois no português temos o “mas” sem i que é adverbio de contradição e o “mais” com de intensidade. No texto ambos tentam quantificar o quanto a história é longa e logo após o quanto a moça é bonita, na ideia de dar ênfase.

Resolução Letra B:

No caso é um advérbio de modo, pois não está se referindo ao sujeito na função de o qualificar, o “sozinho” indica apenas a forma em que o menino se encontra.

Resolução C:

Se associa ao verbo “ninar” expressando circunstância de contradição, pois “meio-dia a luz” contradiz a hora em que geralmente é de ninas que é a noite.

Resolução D:

Na primeira colocação ela tem a função de substantivo e na segunda colocação tem a função de advérbio de lugar.


Respondido por jalves26
8

a) Não, esses advérbios exprimem circunstâncias diferentes e têm classificações distintas.

No verso 6, "mais" expressa ideia de tempo ("não acaba mais" => não acaba nunca).

No último verso, "mais" expressa intensidade, pois intensifica a qualidade expressa pelo adjetivo "bonita".

b)  "Sozinho" (verso 4) funciona como adjetivo, pois concorda com o gênero do eu lírico. Trata-se de um eu lírico masculino, pois se fosse feminino falaria "Eu sozinha".

c) A locução adverbial "no meio-dia branco de luz" associa-se ao verbo "chamava", indicando circunstância de tempo.

d) "Longes" (verso 8) é substantivo, pois significa "épocas remotas, antigas".

"Longe" (verso 10) é advérbio, pois modifica o verbo "campeava", indicando em que lugar essa ação ocorria.

Leia mais sobre advérbios em:

https://brainly.com.br/tarefa/17964311

Anexos:
Perguntas interessantes