1)
Pensando sobre as situações lúdicas no cotidiano escolar, é importante evidenciar que, por meio das manifestações lúdicas, o corpo se movimenta, transita, age, reage, sente, emociona-se, e tudo isso reflete nos processos de alfabetização e letramento. Nessa perspectiva, Damásio (2000) propõe que:
a)
o corpo depende da consciência.
b)
o brincar depende da ludicidade.
c)
a ludicidade depende da consciência.
d)
a consciência depende do corpo.
e)
o corpo transforma a consciência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA D - A CONSCIÊNCIA DEPENDE DO CORPO
Explicação:
Damásio (2000) afirma que a consciência depende do corpo; do corpo que interage e se transforma com o mundo. A maneira como a criança interage com o mundo ao seu redor acontece mediante os movimentos; e esses, por sua vez, se dão por causa das brincadeiras, dos jogos, dos esportes e das atividades lúdicas. Portanto, à criança deve ser dada a oportunidade de movimentar-se e, neste percurso, construir suas aprendizagens.
O que o autor Damásio procura evidenciar, é justamente que a consciência depende do corpo, no sentido de que o corpo é a forma pela qual a criança interage com o mundo, atribuindo um grande significado ao corpo para o estabelecimento de processos emocionais (Alternativa D).
Importância do Corpo para a Conscientização Infantil
As crianças precisam utilizar o corpo para conhecer o mundo, em um sentido de corporeidade, ou seja, a forma pela qual o cérebro entende o corpo como uma manifestação do mundo. Diante disso, os educadores devem estimular ações lúdicas que propiciem a movimentação corporal, assim como a expressão emocional, o que também permite a criação de uma consciência.
Mais sobre conscientização corporal: brainly.com.br/tarefa/32977611