Leia com atenção o texto abaixo e escreva em poucas linhas, o que você entendeu sobre o seu conteúdo! O que você deduziu do trecho lido? Você acha que aprender criticamente é possível por parte dos educandos? Por que? E o Educador? Ele deve ou não deve simplesmente transferir seus conhecimentos? Justifique. O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso “bancário” meramente transferidor do perfil do objeto ou do conteúdo. É exatamente neste sentido que ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo, superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. E essas condições implicam ou exigem a presença de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes. Faz parte das condições em que aprender criticamente é possível a pressuposição por parte dos educandos de que o educador já teve ou continua tendo experiência da produção de certos saberes e que estes não podem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos. Pelo contrário, nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido pelos educandos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
nessas condições, é necessário que os educadores e educandos sejam sujeitos criadores, instigadores,inquietos e ajam com rigor e persistência. Desse modo, aprender é um contínuo permanente em que educadores e educandos experimentam a produção de novos saberes.
Explicação:
Resposta:
Há muitos anos atrás os alunos eram tratados como depósitos do conhecimento de seus professores, não tinham direito de fala, de exposição, de opinião, era somente um receptor, e no que se referia à transmissão em sala de aula, era apenas um ouvinte.
Para um educando, aprender criticamente é sim possível, pois este fato de expor suas opiniões e críticas, ser confrontado e instigado, faz com que os assuntos discutidos fixem em sua mente, sem contar que o fará pensar antes de falar, isso trabalhará nele criação, desenvolvimento individual e social, e muito importante também, o respeito.
Tem uma citação que eu gosto muito e que define a minha resposta sobre o educador dever transferir seus conhecimentos e a citação é: “Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.” (Richard Bach)
Ensinar, é ao mesmo tempo aprender, e arte ensinar consiste em uma arte contínua, permanente, inacabável. Aprendo como professor, como aluno, como cidadão. Nunca sabemos demais para que não possamos aprender algo novo.
“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.” (Esopo)
Explicação: