1-Há diversos modos de analisar o papel que uma personagem desempenha em uma história. Vamos ver algumas dessas classificações?
a) Em geral, a personagem em torno da qual todas as ações se desenvolvem é chamada protago nista. No conto lido, qual personagem é a responsável pela progressão dos fatos na historia? Descreva-a.
b) A personagem que se opõe ao protagonista por meio de suas ações é o antagonista. No conto lido, que personagem é essa? Descreva-a.
c) As personagens ainda podem desempenhar diferentes funções na história, as chamadas per sonagens secundárias ou coadjuvantes. No conto lido, quais são elas? Qual é o papel delas na narrativa?
2-0 conto é uma narrativa geralmente curta, em que as ações das personagens se desenvolvem a partir de um único motivo.
al Qual evento desencadeia as ações da personagem protagonista?
b) O objetivo da personagem protagonista representa seu objeto de desejo. Assim, ao ser afas tado dele, instaura-se o conflito. Na narrativa lida, qual é o conflito vivido pela personagem. principal?
c) O fato de o menino escrever versos incomoda bastante seu pai. Por qué?
Soluções para a tarefa
1. a) O personagem responsável pela progressão dos fatos na história é o menino que escrevia versos.
b) O antagonista da história é o pai do menino, que não se agradava com o fato de o menino escrever versos e queria "curá-lo".
c) As personagens secundárias são a mãe (Dona Serafina), que tem o papel de proteger o filho da tentativa do pai de tirá-lo da escola e de levá-lo ao médico, e o médico, cujo papel é tentar descobrir a causa do "distúrbio" do menino e tentar "curá-lo".
2. a) O evento que desencadeia as ações é: o pai descobre que seu filho escrevia versos.
b) O conflito vivido pela personagem principal é ser proibido de escrever e de sonhar.
c) O fato de o menino escrever versos incomoda bastante seu pai porque achava isso perigoso, não tinha o hábito de ler e achava que o menino deveria namorar em vez de ficar escrevendo ("o rapaz, em vez de se lançar no esfrega-refrega com as meninas, se acabrunhava nas penumbras e, pior ainda, escrevia versos. O que se passava: mariquice intelectual?").
1- a) O menino que escrevia versos.
b) O pai do menino que não se agradava com o fato do menino escrever versos e queria "curá-lo".
c) A mãe que tem o papel de proteger o filho, e o médico que tem o papel de descobrir o distúrbio do garoto e curá-lo.
2- a) O pai descobrir que o filho escrevia versos.
b) Ser proibido de escrever versos.
c) Porque o pai achava perigo, já que não tinha o hábito de leitura e achava que o menino deveria namorar em vez de escrever versos.