1) Analise as alternativas a seguir a respeito dos pontos de vista sobre o imaginário e assinale a correta. a) Para as teorias funcionalistas, estruturalistas, hermenêuticas, fenomenológicas e cognitivistas, é preciso enfatizar o inconsciente em detrimento do consciente. b) Para as teorias funcionalistas, estruturalistas, hermenêuticas, fenomenológicas e cognitivistas, imaginário e símbolo são diferentes de acordo com as relações que estabelecem entre os termos. c) Segundo a escola antropológica e filosófica substancialista (com nomes como Gilbert Durand, Paul Ricouer e Mircea Eliade) e a psicologia analítica de Jung, imaginário e símbolo são antônimos do simbólico. d) A escola antropológica e filosófica substancialista (com nomes como Gilbert Durand, Paul Ricouer e Mircea Eliade) e a psicologia analítica de Jung estão em oposição à perspectiva neoplatônica. e) Nenhuma das alternativas está correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para as teorias funcionalistas, estruturalistas, hermenêuticas, fenomenológicas e cognitivistas, imaginário e símbolo são diferentes de acordo com as relações que estabelecem entre os termos.
Explicação:
Resposta:
B - Para as teorias funcionalistas, estruturalistas, hermenêuticas, fenomenológicas e cognitivistas, imaginário e símbolo são diferentes de acordo com as relações que estabelecem entre os termos.
Explicação:
Imagem, imaginário e símbolo são diferentes de acordo com as relações que estabelecem entre os termos. Os símbolos seriam então esquemas de ações intencionais criados nas interações entre as pessoas num dado contexto. As teorias funcionalistas, estruturalistas, hermenêuticas, fenomenológicas e cognitivistas dão maior ênfase ao nível consciente em relação ao inconsciente. A escola antropológica e filosófica substancialista são justamente a perspectiva neoplatônica.