1) a constituição de 1934 deu várias mudanças no Brasil escreva as principais características?
2) no Brasil a década de 1930 foi marcada pelo conflito entre comunistas e integralistas relacione o conflito ao cenário internacional desses período.
3) o estado novo inaugurado em 1937 foi uma ditadura marcada pela violência pelo controle rígido da população analise o governo de Vargas a partir das principais características do estado novo?
Me ajudem por favor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) - Existência do sistema político de três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário).
- Teve caráter democrático (no sentido liberal).
- Sistema eleitoral (eleições diretas) com voto secreto. Previu também o voto feminino e obrigatório para maiores de 18 anos.
- Estabelecimento da Justiça do Trabalho e leis trabalhistas, além da liberdade de formação e existência de sindicatos de classes trabalhistas.
- Outros dois avanços na área do trabalho foi a proibição do trabalho infantil e o estabelecimento da jornada de trabalho de oito horas diárias com repouso semanal obrigatório. Também estabeleceu férias remuneradas e remuneração para trabalhadoras grávidas.
- Manutenção do regime republicano com princípios federativos (com redução da autonomia dos estados).
- Estabeleceu a nacionalização de recursos minerais presentes no subsolo brasileiro.
- Estabelecimento de monopólio estatal em alguns setores da indústria.
2) No Brasil na década de 1930 ainda não haviam Partidos Políticos de expressão nacional. A Revolução de 30 que colocou Getúlio Vargas no Poder era uma verdadeira colcha de retalhos, ancorada no Movimento Tenentista. Nesta oportunidade no cenário internacional despontava o regime fascista italiano,
com Mussolini e o regime comunista instaurado após a revolução russa.
Estes acontecimentos externos repercutiram na política brasileira. Luiz Carlos Prestes funda o
Partido Comunista Brasileiro e em oposição ao PCB Plinio Salgado cria a Ação Integralista Brasileira.
Estes movimentos passam a exercer forte influência na política do Brasil naquela época. Eram frequentes os embates entre os adeptos do integralismo e os comunistas.
3) O governo implementava a censura à imprensa e a propaganda era coordenada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Também houve forte repressão ao comunismo, amparada pela "Lei de Segurança Nacional", que impediu movimentos revolucionários, como a Intentona Comunista de 1935, durante todo o período. A centralização do poder estatal e da política econômica, juntamente com uma política de substituição de importações, possibilitou a captação de recursos para o avanço da industrialização no Brasil, e para a criação de instituições que possibilitassem esse processo, como a Companhia Siderúrgica Nacional e a Companhia Vale do Rio Doce.