William Ury, experiente negociador e referência na área, relata que, especialmente em situações difíceis, os negociadores devem estar atentos às sutilezas de comportamentos entre as partes.
Em seu livro “Chegando à paz”, ele relata sua intervenção em situações de conflito armado. Para o autor, sua principal função em situações como essas é buscar estabelecer contato entre as partes e conseguir redigir acordos formais, com garantias para os envolvidos, bem como sanções no caso de não cumprimento dos termos estabelecidos.
URY, W. Chegando à paz: resolvendo conflitos em casa, no trabalho e no dia-a-dia. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
Considerando o exemplo dado pelo autor, qual dos estilos negociais estão sendo utilizados?
Efetivo.
Analítico.
Relativo.
Intuitivo.
Efetivo e intuitivo.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra C) Analítico.
Mas, vamos analisar todas as alternativas:
O negociador analítico: é o profissional que visa estabelecer uma ponte entre o vendedor e o comprador, essa forma ele apresenta argumentos lógicos, negocia com base na sua agente de negociação e geralmente estabelece regras para ambos.
O negociador Efetivo: é aquele que conhece detalhe por detalhe os falos relacionados a negociação, documenta as declarações e faz questões realistas.
O negociados relativo: visa facilitar as relações entre os membros participantes da negociação, ele também estabelece boas relações com a outra parte.
O negociador intuitivo: possui a habilidade de trazer ideias, ele também consegue enxergar claramente os pontos fundamentais da negociação além de examinar as implicações futuras das propostas.
Bons estudos!