Você viu que os Quatros Pilares da Educação propostos por Jacques Delors fazem referência a quatro aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento global do ser humano. Portanto, esse desenvolvimento deve envolver os campos físico, mental, cognitivo, atitudinal, social, emocional e espiritual de cada estudante. Desta forma, as diretrizes trazidas pelos Quatro Pilares apontam que o aprendizado e a memorização dos conhecimentos construídos pela humanidade ao longo da História são importantes, mas insuficientes para a construção de uma sociedade justa, solidária, pacífica e autossustentável.
Essa mudança de objetivos se deve ao fato de que a memorização de conteúdos não é, por si só, suficiente para provocar mudanças na maneira como você se relaciona consigo mesmo, com as outras pessoas e os cenários que o cercam. Veja o caso da aprendizagem sobre a saúde corporal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aprender a conhecer está relacionado à motivação e necessidade para o aprendizado. Desta forma, a apresentação da relação entre corpos saudáveis ou doentes com os hábitos alimentares pode favorecer a motivação para o estudo, pois mostra os benefícios em pesquisar e aprender o conteúdo alimentação-saúde.
Aprender a fazer está relacionado com a prática consciente e eficaz do conteúdo apreendido. Oficinas de culinária que tornem as pessoas aptas a se alimentarem de maneira saudável, saborosa e prática podem resultar em ações de autocuidado e de resistência no enfrentamento das numerosas ofertas de alimentos não saudáveis disponíveis para consumo.
Aprender a viver juntos está relacionado com a empatia e respeito pelo sentimento dos outros e especialmente com a percepção da interdependência entre tudo e todos. Mostrar como uma sociedade formada por indivíduos doentes causa sofrimentos desnecessários, além de gastos que poderiam ser investidos na melhoria da qualidade de vida e da alegria comum, pode favorecer o zelo com a saúde do próximo, visando o bem comum. Corpos saudáveis propiciam melhores possibilidades de interação, de desenvolvimento e de convivência.
Aprender a ser está relacionado com o autoconhecimento e a visão de si mesmo como parte ativa da sociedade. A pessoa saudável e capacitada para uma vida produtiva em sociedade tende a se sentir mais realizada, satisfeita e feliz. Isso gera um estado de potência que realimenta todo o processo, trazendo cada vez mais benefícios para si mesmo e para o grupo social do qual se pertence. Mostrar como é possível melhorar a saúde com a adoção de bons hábitos alimentares pode ser uma boa estratégia para a difícil mudança dos hábitos alimentares.