Você estudou acerca da importância na norma padrão da Língua Portuguesa em contextos organizacionais e empresariais. Entendendo que essa norma padrão é a que mais se aproxima à gramática e ao dicionário, isto é, ao que aprendemos na escola e na universidade, analise a situação a seguir. Ricardo passou 15 anos como um caixa de um banco. Ao longo desse tempo, tentou várias vezes convencer sua chefia imediata de que merecia uma oportunidade como gerente de atendimento, entretanto nunca conseguiu a chance. Ricardo era extremamente cortês, era formado em Administração e sabia praticamente todo o trabalho que iria realizar, inclusive possuía todas as habilidades para exercer a função, exceto uma: não falava a norma padrão da Língua Portuguesa. Sempre que ia conversar com seu superior, dizia “Gostaria de pedir a ocê uma oportunidade. Ocê sabe que eu domino todos os conhecimentos e tenho habilidades para o serviço, além de estar na agência há 15 anos. Conheço bem os colegas e êis sabe o quanto sou dedicado. Nóis vai fazer um bom trabalho aqui!” Baseando-se no fragmento e em seus estudos, avalie as afirmativas.
I. O fato de Ricardo não falar a norma padrão da Língua Portuguesa não é importante como critério de avaliação de seu perfil como gerente de atendimento. Afinal, aos funcionários dos bancos, embora estes locais sejam ambientes formais de trabalho, não é exigida a norma padrão da Língua Portuguesa. Assim, seus colaboradores podem usar qualquer variante linguística, inclusive gírias.
II. Embora Ricardo possua conhecimentos e habilidades ao cargo, usar a norma padrão da Língua Portuguesa é imprescindível a um gerente de atendimento de banco, afinal a forma de falar demonstra conhecimento, inclusive é esperada quando se conversa com alguém que tem um curso superior. Com certeza, essa fragilidade de Ricardo diminui enormemente as chances de ser promovido.
III. A agência do banco, certamente, possui clientes de diferentes culturas e profissões: estudantes, diaristas, professores, empresários etc. O domínio da norma padrão da Língua Portuguesa oportunizaria ao Ricardo poder usar a melhor forma de se comunicar com cada um de seus clientes e, também, com a chefia.
IV. Nas reuniões de trabalho em que gerentes de atendimento das agências reúnem-se na matriz, eles são convidados a apresentarem os resultados das metas. O domínio da norma padrão da Língua Portuguesa oportunizaria ao Ricardo uma maior capacidade em apresentar o seu conteúdo, sem receios e sem inibições, sendo ouvido, compreendido e considerado por todos.
Está correto o que se afirma em:
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, apenas.
I, II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
l e ll, apenas.
Espero ter ajudado
fabriciaalexia9:
Resposta corrigida pelo AVA e II, III e IV, apenas.
Perguntas interessantes