Você é professor de uma turma de oitavo ano. Todos os seus estudantes dizem que não gostam de ler, que ler é muito chato, que não aprendem nada lendo, que não conseguem se concentrar nas leituras da escola. Há toda uma barreira, uma resistência muito grande em relação ao ato de ler
Soluções para a tarefa
Sim, sou do 8º e super entendo, o jeito é diferenciar um pouco, mostrando vídeos com os assuntos e também exemplo, estruturas dos ossos, fizemos uma interação com um osso da coxa da galinha e vinagre e depois de uma semana vimos como ele ficou. As vezes explicar de um jeito mais divertido faz os alunos se concentrar melhor e interagir um pouco mais com eles, fazer eles dá sua própria opinião sobre aquilo. Espero ter ajudado!!!
Resposta:
Uma ação possível, dentre muitas outras, seria elaborar um projeto de intercâmbio de leituras entre as turmas. Essa troca de experiências não tem tarefa, não tem nada a responder ou cumprir, apenas são rodas de conversa com outros sujeitos que podem levar os estudantes a descobrir seus gostos para escolher o que ler e o que deixar de ler, por exemplo.
Outra ação possível, baseada em sugestões da equipe das Olimpíadas de Língua Portuguesa, seria a de incorporar, à rotina diária, as rodas de leitura. Aqui você pode ler pedaços de textos que são potencialmente interessantes para os alunos da sua escola. Ou seja, conhecendo os alunos, você pode ler, mostrando comportamentos de leitores, ritmos, entonações, vozes, gestos e velocidades de fala, para que seus estudantes possam sentir junto com a leitura. Não há perguntas nem tarefas a fazer. Essa roda de leitura tem o objetivo de ser um momento de experenciação e fruição. Mude o cenário dessa roda e aproveite para explorar espaços da escola onde dificilmente os alunos vão.
Por último, incentive os alunos a serem os leitores de algumas rodas de leitura. Convide-os para lerem trechos selecionados, em um primeiro momento por você e depois para que eles mesmos escolham quais seriam boas leituras para se fazer à escola toda nesse momento diário.
Explicação: