você acha que as variedades linguísticas usadas nós cordéis lidos interferem na interação entre cordelista e seu público? justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na língua Portuguesa a linguística leva o aluno a lidar com diferentes situações na língua desenvolvendo as habilidades e competências necessárias para os tornarem reflexivos, sendo leitores e escritores críticos e adequados para produzirem, por exemplo, textos orais ou escritos.
Nos cordéis as variações, pode ser manifestada de diversas formas, dentre elas: a variação diacrônica, a diatópica, a diastrática e, por fim, a variação diamésica.
Explicação:
Justifico que essa variação linguística se faz importante, porque essas diferenças carregam a história de cada povo, cada comunidade. Nesse sentido, essa diversidade na escrita e na fala são um apanhado dos modos de vida dos nativos falantes da língua portuguesa.
Além do mais, o cordel contribui para a variações linguísticas existentes, sobretudo no Brasil, isso porque por meio dessa literatura introjetar a ideia de que não existe apenas um grupo de pessoas de determinada cultura detentoras do poder de produção textual e mais ainda, que esse processo de construção literário não deve ser engessado ou moldado a uma única estilística, ao contrário disso, pode permear todas as culturas linguísticas do país.
Portanto, nada mais natural de que utilizar a literatura de cordel em sala de aula uma vez que ela vai ao encontro da identificação das variações linguísticas no contexto sociocultural brasileiro, portanto, de representatividade para a população ao dar visibilidade no âmbito da produção literária. Logo, a identidade cultural do cordel fornece substrato suficiente para toma-lo como recurso metodológico da Língua Portuguesa.
Além disso, este gênero textual, trabalha outra importante competência de se abordar em sala de aula, que é o estudo das variações linguísticas socioculturais e a necessidade de se respeitar as culturas brasileiras quanto sua expressividade e produção literária.