“Vivenciamos uma sensação de cansaço, de exaustão, um sentimento de falta de sentido e finalidade da existência. Quase que diariamente desmoronam verdades, certezas que davam sustentação a uma determinada cosmovisão predominante durante grande parte da ocidentalidade e consequentemente na modernidade”.
BAZZANELLA, Sandro Luiz. O conceito de ambivalência em Zygmunt Bauman. Cadernos Zygmunt Bauman ISSN 2236-4099, v 2, n. 4 (2012), p. 59-82, Dez/2012.
Esse conceito foi denominado por Zygmunt Bauman de cultura ambivalente. Considerando tal conceito, leia as afirmações que seguem:
I. A sensação de exaustão e de descrença referem-se a pulverização de certezas que dominaram parte da ocidentalidade. A ambivalência é clara: por exemplo, os mesmos homens que pregam a paz financiam a guerra;
II. Vivemos com tecnologias de comunicação inimagináveis por nossos bisavôs, mas não conseguimos manter diálogo com nossos vizinhos. Utilizamos aplicativos de celular para melhorar a nossa possibilidade de encontrar alguém para sair, ao invés de procurar pessoalmente esse alguém;
III. A discrepância entre o que se prega como correto e o modo como se age causa os conflitos e estes desestabilizam as certezas, gerando uma sociedade sem parâmetros, adormecida.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
45
Olá,
I. Verdadeiro. O cansaço e exaustão ocidental também fica evidente devido a contrariedade nas ações ocidentais; os países pregam a paz, mas conflitos surgem o tempo todo.
II. Verdadeiro. Há também a ambivalência nas relações interpessoais, pois ao mesmo tempo em que as pessoas se aproximam daqueles que estão distantes, distanciam-se dos que lhes estão próximos.
III. Verdadeiro. Existe uma ambivalência em relação aos comportamentos na sociedade ocidental pós-moderna, sendo que prega-se determinado tipo de atitude, enquanto esses mesmos pregadores praticam seu oposto.
Espero ter ajudado!
Usuário anônimo:
to em duvida, mais alguem?
Perguntas interessantes