ENEM, perguntado por adrianaperezmu951, 1 ano atrás

Viam-se de cima as casas acavaladas umas pelas outras, formando ruas, contornando praças. As chaminés principiavam a fumar; deslizavam as carrocinhas multicores dos padeiros; as vacas de leite caminhavam com o seu passo vagaroso, parando à porta dos fregueses, tilintando o chocalho; os quiosques vendiam café a homens de jaqueta e chapéu desabado; cruzavamse na rua os libertinos retardios com os operários que se levantavam para a obrigação; ouvia-se o ruído estalado dos carros de água, o rodar monótono dos bondes. (AZEVEDO, Aluísio de. Casa de Pensão. São Paulo: Martins, 1973) O trecho, retirado de romance escrito em 1884, descreve o cotidiano de uma cidade, no seguinte contexto: (A) a convivência entre elementos de uma economia agrária e os de uma economia industrial indicam o início da industrialização no Brasil, no século XIX. (B) desde o século XVIII, a principal atividade da economia brasileira era industrial, como se observa no cotidiano descrito. (C) apesar de a industrialização ter-se iniciado no século XIX, ela continuou a ser uma atividade pouco desenvolvida no Brasil. (D) apesar da industrialização, muitos operários levantavam cedo, porque iam diariamente para o campo desenvolver atividades rurais. (E) a vida urbana, caracterizada pelo cotidiano apresentado no texto, ignora a industrialização existente na época.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
88
Olá,

 A resposta para esta questão é a letra A:

 A) a convivência entre elementos de uma economia agrária e os de uma economia industrial indicam o início da industrialização no Brasil, no século XIX.

   A inserção da cana de açúcar no Brasil é considerada os primeiros momentos da industrialização brasileira, sendo assim é possível perceber que os dois elementos: agricultura e indústria estão harmonizados caracterizando este momento histórico brasileiro.

 Assim logo que o café foi inserido algumas atividades industriais já estavam estabelecidos em solo brasileiro, porém é a partir do século XX que é possível notar tais atividades industriais de forma mais clara no território brasileiro.
Perguntas interessantes