ENEM, perguntado por josevianaviana8711, 1 ano atrás

A obsidiana é uma pedra de origem vulcânica que, em contato com a umidade do ar, fixa água em sua superfície formando uma camada hidratada. A espessura da camada hidratada aumenta de acordo com o tempo de permanência no ar, propriedade que pode ser utilizada para medir sua idade. O gráfico ao lado mostra como varia a espessura da camada hidratada, em mícrons (1 mícron = 1 milésimo de milímetro) em função da idade da obsidiana. Com base no gráfico, pode-se concluir que a espessura da camada hidratada de uma obsidiana (A) é diretamente proporcional à sua idade. (B) dobra a cada 10 000 anos. (C) aumenta mais rapidamente quando a pedra é mais jovem. (D) aumenta mais rapidamente quando a pedra é mais velha. (E) a partir de 100 000 anos não aumenta mais.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por biaams2013
161
A) A espessura da pedra não aumenta tão rápido quanto sua idade. A partir de 40 000 anos aproximadamente, o gráfico fica cada vez menos íngreme, o aumento da espessura da camada diminui, tendendo a se estabilizar; nesse caso não é proporcional à sua idade, porque se o fosse, a espessura continuaria a aumentar grandemente seguindo a tendência de aumento da idade. 



B) A espessura aumenta rapidamente no começo (até cerca de 10 000), mas passa a aumentar cada vez menos com o passar do tempo, se dobrasse a cada 10 000 anos, ela continuaria aumentando. 


C) Correto, podemos ver pelo gráfico que a espessura aumenta mais rapidamente nos primeiros anos, visto que a linha do gráfico é mais íngreme na região até 20 000 anos.

D) Incorreto, como visto no item C.


 E) Incorreto. Após os 100 000 a espessura tem um ligeiro aumento.  


Resposta: C



Perguntas interessantes