Geografia, perguntado por leticiameeloo7248, 9 meses atrás

vegetaçao do rio grande do norte

Soluções para a tarefa

Respondido por annyevelyn720
0

Resposta:

bioma caatinga

Explicação:

Respondido por gablindo66
0

A vegetação do Rio Grande do Norte é marcada pelo fim da floresta tropical na faixa leste do território brasileiro. Tal vegetação ocupa uma pequena porção do estado, marcando a separação entre a zona úmida e o sertão. Junto à costa, aparecem a vegetação litorânea e os manguezais. Mas, na maior da parte do estado, o que predomina mesmo é a caatinga com destaque para a região do Seridó, onde suas espécies apresentam feições subdesérticas.

Na costa potiguar, vegetações de dunas e restingas se distribuem pelo litoral do estado. São espécies herbáceas e pequenos arbustos que são influenciados diretamente pela salinidade e pelos ventos intensos que sopram na região. Além da vegetação litorânea, manguezais aparecem junto aos estuários dos rios que desembocam no Oceano Atlântico. Os mangues se caracterizam pelo desenvolvimento em solo lodoso e recebem influência das marés. Nas margens destes rios estão presentes florestas subperenifólias, densas e sob impacto dos lençóis subterrâneos e das águas dos próprios rios – por mais que chova bastante em sua área de ocorrência.

Mais ao interior do continente, o cerrado surge junto aos tabuleiros costeiros que formam a faixa mais próxima ao litoral. Este tipo vegetal, muito presente no interior do Brasil, se caracteriza pelos arbustos isolados com galhos retorcidos e circundados por algumas espécies de gramíneas. Logo na sequência do cerrado, surgem as florestas tropicais subcaducifólias que marcam a divisão entre a porção úmida e o sertão potiguar. Nesta área há a ocorrência tanto de espécies da Mata Atlântica como também da caatinga. Além de sua pequena, mas importante concentração no leste do território, as florestas subcadufólias também são vistas no topo e nas encostas das serras que permeiam o interior do estado.

Perguntas interessantes