Física, perguntado por Pantoja1188, 4 meses atrás

urgente... Paulo e Benedito, ao saírem de casa, perceberam que um dos pneus do carro estava muito baixo. Ao calibrarem esse pneu em um posto de gasolina, verificaram que sua pressão inicial era de 15 libras por polegada quadrada (lb/pol2). Portanto, eles precisaram elevar a pressão do pneu até 30 lb/pol², valor recomendado no manual do veículo. Considere que, durante o processo de calibração, a temperatura do pneu permaneceu constante enquanto o volume deste e o número de moléculas que compõem o ar no seu interior aumentaram. Dessas informações, é correto concluir que, durante o processo de calibração, a energia cinética média das moléculas que compõem o ar no interior do pneu
a) diminuiu, e o número de colisões dessas moléculas com a superfície interna do pneu, por unidade de área, permaneceu constante.
b) permaneceu constante, e o número de colisões dessas moléculas com a superfície interna do pneu, por unidade de área, diminuiu.
c) aumentou, e o número de colisões dessas moléculas com a superfície interna do pneu, por unidade de área, permaneceu constante.
d) permaneceu constante, e o número de colisões dessas moléculas com a superfície interna do pneu, por unidade de área, aumentou.v

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
1

É correto concluir que, durante o processo de calibração, a energia cinética média das moléculas que compõem o ar no interior do pneu: d) permaneceu constante, e o número de colisões dessas moléculas com a superfície interna do pneu, por unidade de área, aumentou.

Mas como chegamos a essa conclusão sobre a Energia cinética das partículas e o número de colisões?

Aqui devemos recordar a fórmula que calcula a energia cinética média de um gás:

  • Ec = [3/2].Kb . T

  • Kb – constante de Boltzmann (1,38.10⁻²³ J/K);

  • T – temperatura absoluta (K).

Verifica-se que a energia cinética depende apenas da temperatura, que no enunciado diz-se que se manteve constante, por isso, a energia cinética do gás também se manteve constante.

Como há a inserção de mais moléculas de gás no interior do pneu, há um maior número de colisões entre as partículas, mas isso não muda a energia cinética, pois a soma de todas essas energias das colisões resulta em Ec.

Veja mais sobre equação de Clapeyron em:

https://brainly.com.br/tarefa/7148364

Anexos:
Perguntas interessantes