URGENTE! -Agricultura
Soluções para a tarefa
Resposta:
As grandes potências agrícolas mundiais, atualmente, são os Estados Unidos e a União Europeia. Cada uma dessas potências apresenta modelos diferentes de políticas para a agricultura, variando de acordo com os contextos históricos, geográficos e geológicos de cada localidade.
Produção Agrícola dos EUA
Os EUA conheceram a implantação da agricultura a partir do processo de colonização de seu território, quando os imigrantes europeus formaram a classe dos farmers, que se dedicaram à produção agrícola em pequena e média escala.
Como característica inicial, a agricultura estadunidense era marcada, sobretudo, pela distribuição das terras em pequenas e médias propriedades para uma quantidade significativa de produtores. Contudo, com a Grande Depressão de 1929, muitos proprietários e fazendeiros tiveram que hipotecar as suas terras, que foram transferidas para a posse de bancos e grandes companhias. O resultado foi a concentração fundiária atual.
Com os avanços tecnológicos e a intensificação do êxodo rural (migração em massa de pessoas do campo para a cidade), estima-se que menos de 3% da população norte-americana seja empregada no campo. Mesmo assim, os EUA são os maiores produtores agrícolas de todo o mundo.
Atualmente, o cultivo agrícola norte-americano é caracterizado pelo zoneamento da produção, o que é assinalado pela formação dos belts, ou cinturões agrícolas. Existem o Dairy Belt (cinturão do leite), o Corn Belt (cinturão do milho), o Wheat Belt (cinturão do trigo) e Cotton Belt (cinturão do algodão).
É bom lembrar que a prática agrícola em cinturões não remete necessariamente à produção monocultora (um só produto agrícola em uma região). Existe uma alternância entre os produtos, os nomes dos cinturões são escolhidos a partir daqueles produtos cuja atividade se faz predominante na região.
Produção agrícola na União Europeia
Na União Europeia, a produção agrícola é significativamente menor que a dos Estados Unidos, em virtude do tamanho de sua área, da densidade demográfica da região, bem como da concentração da economia nas atividades industriais. Mesmo assim, a sua produção agrícola é considerada uma das maiores do mundo.
Explicação: