Filosofia, perguntado por Michelbasto023, 11 meses atrás

(UNIOESTE 2011) “A passagem do estado de natureza para o estado civil determina no homem uma mudança muito notável, substituindo na sua conduta o instinto pela justiça dando às suas ações a moralidade que antes lhes faltava. O que o homem perde pelo contrato social é a liberdade natural e um direito ilimitado a tudo que o tenta e pode alcançar, o que ganha é a liberdade civil e a propriedade de tudo oq possui. A partir do trecho que reproduz uma concepção clássica da filosofia contratualista é correto afirmar e justificar que
I. A mudança significativa que ocorre para o homem, na passagem do estado natural para o estado civil, é a de que o homem passa a conduzir-se pelos instintos, como um “animal estúpido e limitado”.
II. A conduta do homem, no estado natural, é baseada na justiça e na moralidade e em conformidade com princípios fundados na razão.
III. Ao ingressar no estado civil, na sua conduta, o homem substitui a justiça pelo instinto e apetite, orientando-se, apenas, pelas suas inclinações e não pela “voz do dever” e sem “ouvir a razão”.
IV. Com a passagem do estado de natureza para o estado civil, o homem passa a agir baseado em princípios da justiça e da moralidade, orientando-se antes pela razão do que pelas inclinações.

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianaemerenci
23
A resposta correta é a IV

Michelbasto023: Preciso de uma justificativa pra isso
adrianaemerenci: É porque, com a passagem do estado de natureza para o estado civil, o homem obtém vantagens que o faz um " ser inteligente e um homem", obtendo, assim a " liberdade civil", submetendo-se, apenas, " à lei que prescrevemos a nós mesmos".
Perguntas interessantes