(Unifimes - Medicina 2016) A hemofilia é uma anomalia ligada ao sexo, condicionada por um alelo recessivo h localizado no cromossomo x. A figura ilustra um heredograma em que um dos homens é hemofílico:
a) Qual é o genótipo da filha desse homem hemofílico? Qual é a probabilidade de ela gerar um menino hemofílico?
B) Em uma população, a probabilidade de que sejam encontradas mulheres hemofilicas é menor do que a probabilidade de que sejam encontrados homens hemofílicos. Explique essa afirmativa, contemplando os dois sexos:
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Seu genótipo é XH Xh. A probabilidade é de 75%
b) A quantidade de homens hemofílicos na população é maior, pois eles apresentam apenas uma cópia de um gene raro (h). Mulheres hemofílicas são raras, pois são portadoras de duas cópias de um gene raro.
A) O genótipo da filha desse homem é XH Xh, e ela tem 75% de chance de ter a hemofilia.
B) Existem bem mais homens hemofílicos na população do que mulheres, isso porque é uma doença que decorre da presença de alelos recessivos no cromossomo X, e homens possuem apenas um cromossomo X, logo, basta 1 alelo recessivo para causar a doença, diferente das mulheres, que precisam de 2 alelos recessivos.
Sobre a hemofilia:
A hemofilia é uma doença caracterizada pela incapacidade do indivíduo de realizar coagulação sanguínea, essa doença é genética.
Geralmente as hemofilias ocorre por problemas em fatores de coagulação em qualquer um dos fatores envolvidos na cascata de coagulação.
Venha estudar mais sobre a hemofilia em:
https://brainly.com.br/tarefa/21535592