Unidade I - A prática de ensino e o estágio curricular supervisionado
Nesta Unidade, estudamos que quando se reflete sobre nossa ação pedagógica, com base nas teorias que assumimos e, a partir daí, estabelecemos novas ações de trabalho e novas práticas, estamos desenvolvendo o que os teóricos chamam de “práxis”. É o movimento de ação-reflexão-ação, no desenvolvimento de uma ação criadora e transformadora da realidade.
Com base nessa afirmativa e nas leituras propiciadas nesta Unidade, buscando estabelecer uma relação com as vivências do Estágio Curricular na Educação Infantil, discorra sobre este movimento (ação-reflexão-ação), apontando os pontos mais relevantes que foram observados na prática pedagógica dos professores que você acompanhou nas turmas em que realizou o Estágio na Educação Infantil.
Há por parte desses professores uma reorganização da própria prática a partir da reflexão sobre o que foi desenvolvido?
Como deve ser desenvolvida esta práxis?
Vamos refletir?
Soluções para a tarefa
Olá!
O estágio curricular tem como objetivo introduzir o aluno em formação no campo da pedagogia da educação a fim de entender elementos importantes como a rotina, a prática e as atividades dos educadores e dos alunos.
Além disso, é importante que os professores auxiliem na adaptação dos estagiários para que eles realizem seu período com excelência.
Porém, é dever desse mesmo estagiário cumprir com todos os relatórios, normas e funções estabelecidas em contrato, como uma troca ajudando a instituição.
Até mais!
Pelo que pude perceber estando em sala de aula como ouvinte no estágio, é que embora encontremos diferentes tipos de professores, é comum encontrar professores com dificuldade de olhar de forma critica para sua práxis. Este professor, normalmente, encontra resistência em modificá-la. É possível perceber a necessidade de modificação e análise continua da práxis de acordo com o andamento da turma a resposta da mesma com relação aos objetivos que se quer atingir.
Explicação: