História, perguntado por Gleysabc5811, 1 ano atrás

(UNICAMP-SP) Eu considero o estado atual da América como quando arruinado o Império Romano. Cada desmembramento formou um sistema político, conforme os seus interesses e situação. Nós, que apenas conservamos os vestígios do que em outro tempo fomos, e que por outra parte, não somos índios, nem europeus, e sim uma meia espécie entre os legítimos proprietários do país e os usurpadores espanhóis. (Simón Bolívar. Campinas: Unicamp. p. 61.)

a) Quem foi Bolívar e qual sua importância nos processos de Independência das colônias hispano-americanas? A qual processo polí­ tico Bolívar se refere?
b) De que maneira Bolívar se refere aos criollos no texto? Qual o papel político dos criollos nas independências das colônias espanholas?

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
166
Olá!!

A) Líder Bolívar foi conhecido por ser um herói venezuelano, participando de criação de exércitos e estados independentes desde a área da Venezuela até os Andes. O processo político referido foi o de Independência e Emancipação da América Espanhola.

B) Bolívar refere-se aos "criollos" como uma coletividade que estava posicionada entre os indígenas, considerados os verdadeiros donos do país, e os espanhóis, considerados usurpadores. Sendo os Criollos os primordiais responsáveis no processo da independência.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Respondido por raquelnunesdesa
10

Resposta:

Explicação:

A) Um dos principais líderes das lutas pela independência da América Espanhola, nascido no vice-reino  de Nova Granada (atual Venezuela). Bolívar defendia o princípio político do Pan-americanismo (união  dos povos americanos) com o intuito de construir uma América forte econômica e politicamente, o  que, na realidade, não se concretizou.

B) A referência de Bolívar em relação aos criollos como um elemento híbrido no sentido étnico e político  sendo, portanto, responsáveis pela liderança pelo processo de emancipação, uma vez que almejam  ao comando político e econômico no período posterior à independência.

Perguntas interessantes