(UNESP) Apesar do acúmulo dos estudos sobre evolução dos seres vivos e de uma série de evidências coletadas desde a época de Darwin, observa-se uma onda de posicionamentos contrários às teorias evolucionistas.
Em vários estados dos EUA e em um estado do Brasil, por exemplo, foi incluído o ensino do criacionismo, por decisão governamental. Um dos professores que ensinará o criacionismo em uma destas escolas brasileiras afirmou: Tenho certeza de que minha avó não era macaca ("Ciência Hoje", outubro de 2004). No entanto, a partir dos estudos de evolução dos primatas, em particular, podemos afirmar que:
a) macacos originaram-se tanto na América quanto na África, assim como os humanos, o que reforça a hipótese da existência de um ancestral comum.
b) humanos e macacos têm um mesmo ancestral, uma vez que o tamanho do cérebro dos macacos é muito próximo do tamanho do cérebro dos humanos.
c) geneticamente, alguns macacos são muito próximos dos humanos, o que se considera como uma evidência em termos de ancestralidade comum.
d) humanos e macacos têm um ancestral comum, pois em suas regiões de origem apresentam hábitos alimentares muito semelhantes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra (C) geneticamente, alguns macacos são muito próximos dos humanos, o que se considera como uma evidência em termos de ancestralidade comum.
Explicação:
Entre as diversas áreas exploradas pelos estudos da evolução, temos a genética, que usa da comparação do material genético para entender o padrão de ancestralidade que os organismos compartilham entre si.
- Alternativa Correta: geneticamente, alguns macacos são muito próximos dos humanos, o que se considera como uma evidência em termos de ancestralidade comum.
Evolução - Genética
A genética é o ramo da biologia que trabalha com a hereditariedade dos caracteres a partir dos estudos do material genético. Como as características de um organismo são resultantes da expressão dos genes presentes no DNA, estudar o comportamento e expressão do material genético é uma excelente alternativa para entender os graus de parentesco entre organismos.
Um exemplo claro do uso da genética na evolução é o grau de parentesco entre humanos e macacos. Quando se analisa e compara o DNA desses dois organismos, nota-se uma semelhança enorme, em alguns casos, pode chegar até 99% de semelhança (chipanzés e humanos). A partir disto, podemos concluir que há um grau de parentesco entre esses animais, evidenciando assim, uma ancestralidade em comum.
Para aprender mais sobre evolução, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/1745109
#SPJ2