Enquanto o materialismo mecanicista parte da constatação de um mundo composto de coisas e, em última análise, de partículas materiais que se combinam de forma inerte, o materialismo dialético considera que os fenômenos materiais são processos. Além disso, segundo o materialismo dialético, o espírito não é consequência passiva da ação da matéria, podendo reagir sobre aquilo que o determina. Ou seja, o conhecimento do determinismo liberta o homem por meio da ação deste sobre o mundo, possibilitando inclusive a ação revolucionária. (ARANHA, 1993, p. 241). De acordo com texto e com seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. Marx se utilizou do materialismo mecanicista, enquanto Hegel apropriou-se do materialismo dialético. b. O materialismo mecanicista utiliza-se de uma perspectiva dinâmica da história. c. O materialismo mecanicista e o materialismo dialético consistem em abordagens distantes, pois o primeiro é a-histórico e estático, enquanto o segundo envolve uma concepção histórica e dinâmica da sociedade. d. O materialismo mecanicista e o materialismo dialético constituem abordagens idênticas dessa perspectiva. e. Para o materialismo dialético, o homem é passivo das bases econômicas.
Soluções para a tarefa
A é falsa, Marx era um materialista dialético e Hegel não era um materialista.
B é falsa, o materialismo mecanicista parte de um concepção dura de negação do livre-arbítrio, assumindo postulados gerais para a história.
C é verdadeira, de modo que, para afastar-se da concepção clássica de materialismo, Marx propõe uma nova - o materialismo histórico, ou dialético.
D é falsa, são bastante diferentes.
E é falsa, para o materialismo dialético o homem é ativo na realidade econômica - é ele que a cria.
Resposta:
O materialismo mecanicista e o materialismo dialético consistem em abordagens distantes, pois o primeiro é a-histórico e estático, enquanto o segundo envolve uma concepção histórica e dinâmica da sociedade. Correto
Explicação: corrigido pelo ava.