ENEM, perguntado por rafaelbalbino95401, 10 meses atrás

Uma vez encontrado um primeiro paradigma com o qualconceber a Natureza, já não se pode mais falar em pesquisa semqualquer paradigma. Rejeitar um paradigma sem simultaneamentesubstituí-lo por outro é rejeitar a própria ciência.O resultado final de uma seqüência de tais seleçõesrevolucionárias, separadas por períodos de pesquisa normal, é oconjunto de instrumentos notavelmente ajustados que chamamos deconhecimento científico.Estágios sucessivos desse processo de desenvolvimento sãomarcados por um aumento de articulação e especialização do sabercientífico. Todo esse processo pode ter ocorrido, como no caso daevolução biológica, sem o benefício de um objetivo preestabelecido,sem uma verdade científica permanentemente fixada, da qual cadaestágio do desenvolvimento científico seria um exemplar maisaprimorado.Thomas Kuhn. A Estrutura das Revoluções Científicas.Tendo o texto acima como referência e considerando a filosofiada ciência de Thomas Kuhn, julgue os itens que se seguem.I Para Kuhn, os paradigmas, em grande medida, governamalgum estágio das ciências.II Em períodos de ciência normal, a ciência pode dispensar osparadigmas.III Identifica-se, no segundo parágrafo, uma definição kuhnianade conhecimento científico.IV Kuhn sugere um modelo evolucionista para descrever adinâmica do saber científico; isso não é incompatível comalguma noção de progresso nas ciências.V O modelo evolucionista adotado por Kuhn é contraditório,pois, se não há uma verdade fixada, não pode haver ciência.Estão certos apenas os itensA I, II e IV.B I, II e V.C I, III e IV.D II, III e IV.E III, IV e V.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por bryanavs
4

Podemos afirmar então que a alternativa correta é a letra c)  I, III e IV.

Vamos aos dados/resoluções:

É de conhecimento público que como as revoluções científicas ocorreram e o desenvolvimento do pensamento, logo para o autor Thomas Kuhn, o paradigma é a característica principal do pensamento, ou seja, a ciência normal ocorre quando os paradigmas são substituídos o que põe em xeque algumas questões, necessitando que outros paradigmas ocorram.

Portanto, os paradigmas são mutáveis, ou sejam eles podem variar visto que essa noção se dá a partir do conjunto de pesquisas e reflexões , ou seja, finalizando ele faz a representação de um padrão a ser seguido, como um pressuposto filosófico, matriz, originando os diversos estudos de um campo científico.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Respondido por paulo1425
2

Resposta:

Explicação:

1)  "Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas."

Acerca da obra de Platão assinale V para verdadeiro e F para falso:

( V ) Platão acreditava nas ideias como ascensão ao conhecimento.

( V ) O autor descreve o intelecto como fonte essencial.

( F  ) A experiência empírica é fundamental em Platão.

(  V ) O autor advoga pelas ideias.

Resposta a) V, V, F, V.

2)

Leia o trecho abaixo:

“Todas as ideias derivam da sensação ou reflexão. Suponhamos que a mente é, como dissemos, um papel em branco, desprovida de todos os caracteres, sem quaisquer ideias; como ela será suprida? (…) De onde apreende todos os materiais da razão e do conhecimento?

A isso respondo, numa palavra, da experiência. Todo o nosso conhecimento está nela fundado, e dela deriva fundamentalmente o próprio conhecimento.”

Acerca do Pragmatismo assinale V para verdadeiro e F para falso:

( F ) O Pragmatismo também é um Idealismo.

( F  ) O Pragmatismo é necessariamente um racionalismo.

(  V ) O Pragmatismo é uma corrente filosófica que afirma o conhecimento advindo da prática

( V ) Da ação derivamos o conceito.

Resposta :  C ) F, F, V, V

3)

Leia o trecho abaixo:

"Uma vez encontrado um primeiro paradigma com o qual conceber a natureza, já não se pode mais falar em pesquisa sem qualquer paradigma. Rejeitar um paradigma sem simultaneamente substituí-lo por outro é rejeitar a própria ciência."

Acerca da obra de Thomas Kuhn assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  V  )Thomas Kuhn trata em sua obra dos paradigmas na ciência.

( V  ) A ciência se desenvolve através das seguintes etapas: ciência normal, anomalia, crise, revolução, novo paradigma.

(  V ) Essas etapas são descritas em sua obra de maior impacto, Estruturas das Revoluções Científicas.

( F  ) Para o autor as ciências estão sempre em progresso através da história.

Resposta : A) V, V, V, F.

4)

Leia o trecho abaixo:

"O ponto de vista moral, a partir do qual podemos avaliar imparcialmente as questões práticas, é seguramente interpretado de diferentes maneiras. Mas ele não está livre e arbitrariamente à nossa disposição, já que releva a forma comunicativa do discurso racional. Impõe-se intuitivamente a todos os que estejam abertos a esta forma reflexiva da ação orientada para a comunicação."

Acerca da obra de Habermas analise as asserções abaixo:

I) Habermas pertence a segunda geração da Escola de Frankfurt

Porque

II) Defende o ideal iluminista de esfera pública.

Resposta :b)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Perguntas interessantes