ENEM, perguntado por alessandramuniz7585, 1 ano atrás

Às ações de pensar que só têm a mente humana como causachamamos de volições. A mente humana, enquanto é concebida comocausa suficiente para produzir tais ações, é chamada vontade. (...) Deve-senotar que, embora a alma humana seja determinada pelas coisas exteriorespara afirmar ou negar, não é determinada a ponto de ser constrangida porelas, mas permanece livre, pois nenhuma coisa tem a capacidade dedestruir a essência dela.Baruch Espinosa. Pensamentos metafísicos ( com adaptações).Não é apenas nos fenômenos semelhantes ao seu, entre os homense os animais, que reencontramos como essência íntima esta mesmavontade. (...) Pode-se vê-la na força que faz crescer e vegetar a planta ecristalizar o mineral; na comoção que ocorre no contato de dois metaisheterogêneos (...) e até mesmo na gravidade que age com tanto podersobre toda matéria e que atrai a pedra para a Terra assim com a Terrapara o Sol.Arthur Schopenhauer. O mundo como vontade e representação ( com adaptações).Tendo em vista os textos acima, julgue os itens subseqüentes.I Os dois autores defendem uma mesma fundamentação da vontade.II Para Schopenhauer, a vontade pode ter um caráter irracional.III Mente e vontade são substâncias distintas, segundo Espinosa.IV A vontade é livre, segundo Espinosa.V A vontade é inexorável e se manifesta na Natureza, segundoSchopenhauer.Estão certos apenas os itensA I, II e III.B I, IV e V.C II, III e IV.D II, IV e V.E III, IV e V.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
0

A alternativa D) é a correta.

Os dois autores defendem fundamentações diferentes de vontade, para Schopenhauer a vontade tem caráter unicamente irracional, ela não pode ser, ela é.

Para Schopenhauer, a vontade se manisfesta na natureza, mas não inexorável, ela se abala com o que pode vir a atrapalhar a vontade do ser.

A vontade, segundo Schopenhauer é algo profundo e irracional, mas que cede as pressões que são feitas contra ela, quando não há vontade suficiente.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes