ENEM, perguntado por munarettogabrie1644, 1 ano atrás

Uma primigesta de 16 anos de idade, acompanhadade sua mãe, comparece a uma consulta na UnidadeBásica de Saúde devido ao aparecimento deum exantema maculopapular difuso com lesõesovaladas e descamativas na região palmoplantar,acompanhado de mal-estar, anorexia emicroadenopatiageneralizada.Considerando a principal hipótese diagnóstica,avalieasafirmaçõesa seguiracercadacondutaaser adotada pelo médico.I. O profissional médico deve solicitar que aadolescente se retire do consultório paraexplicar a situação à mãe e planejar ospróximos passos.II. O quadro clínico, ainda que sugestivodo diagnóstico, requer a realização deexames laboratoriais para confirmação eacompanhamento.III. Casoasuspeitadiagnóstica sejaconfirmada,a decisão terapêutica deve ser tomadaindependentemente do estado civil e daorientação sexual da paciente.IV. O tratamento indicado, após confirmaçãodiagnóstica,épenicilinabenzatina2400000 UIem dose única.ÉcorretoapenasoqueseafirmaemA I e II.B I e IV.C II e III.D I, III e IV.E II, III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
0

A gravidez de menores coloca o médico em uma situação difícil, já que existem algumas questões pouco claras quanto a decisões tomadas pela gestante e sua validade em relação a sua representante legal.

I. O profissional médico deve solicitar que a adolescente se retire do consultório para explicar a situação à mãe e planejar os próximos passos.

Falso. O comportamento adequado do médico seria explicar os próximos passos diante da paciente.

II. O quadro clínico, ainda que sugestivo do diagnóstico, requer a realização de exames laboratoriais para confirmação e acompanhamento.

Correto. Apesar de haver possibilidade de efetivar um tratamento antibiótico, é importante notar que mais exames podem ser feitos para validar as hipóteses.

III. Caso a suspeita diagnóstica seja confirmada, a decisão terapêutica deve ser tomada independentemente do estado civil e da orientação sexual da paciente.

Correto. Estado civil e orientação sexual não influenciam em nada quanto a decisão por continuar ou não a terapia.

IV. O tratamento indicado, após confirmação diagnóstica, é penicilina benzatina 2400000 UI em dose única.

Correto. Caso o diagnóstico seja confirmado, este é o tratamento que deve ser proposto pelo profissional.

É correto o que se afirma em:

E. II, III e IV.

Perguntas interessantes