ENEM, perguntado por YanaSilva8660, 1 ano atrás

Uma mulher com 20 anos de idade, G1P0A0,com 24 semanas de gestação, assintomática, emacompanhamento pré-natal na Unidade Básica deSaúde, tem seusníveispressóricosaferidosváriasvezes com a técnica preconizada, confirmandose valores de 154 x 102 mmHg. Não há relato dehipertensão anterior durante a gestação e nemantes da gravidez. Os exames laboratoriais desangue e urina da paciente apresentam-se normais.Apartirdasituaçãodescrita,avalieasasserçõesaseguir e a relação proposta entre elas.I. Trata-se de um caso de hipertensão dotipo gestacional que deve ser abordadofarmacologicamente.PORQUEII. O caso em questão define o estado depré-eclâmpsia, que aumenta o riscode complicações como convulsões,descolamento de placenta, trombocitopenia,hemorragia cerebral, edema pulmonar,hemorragia hepáticaelesão renal aguda.A respeito dessas asserções, assinale a opçãocorreta.A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é umajustificativacorretadaI.B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II nãoéumajustificativacorretadaI.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a IIé uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
0

A hipertensão do tipo gestacional atinge milhões de mulheres todos os anos. Ela deve ser tratada e acompanhada por um médico, para que se evite problemas com a gravidez.

I. Trata-se de um caso de hipertensão do tipo gestacional que deve ser abordado farmacologicamente.

Correto. O cenário descrito pela questão nos permite concluir que a paciente sofre de um caso de hipertensão do tipo gestacional, dado que há ausência de registros anteriores e normalidade nos exames laboratoriais.

PORQUE

II. O caso em questão define o estado de pré-eclâmpsia, que aumenta o risco de complicações como convulsões, descolamento de placenta, trombo-citopenia, hemorragia cerebral, edema pulmonar, hemorragia hepática e lesão renal aguda.

Falso. Não existem alterações indicativas de pré-eclampsia nos exames laboratoriais, o que permite concluir que o caso não é este.

É correto, portanto, o que se afirma aqui:

C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa/

Perguntas interessantes