Um homem de 67 anos de idade é admitido naemergência por desnutrição grave e apresentandoGlasgow 8. O paciente apresenta diagnósticode câncer de pulmão há 2 anos. A cirurgia paraextração do tumor foi realizada há 1 ano e meio,nãosendopossível,naocasião,aretiradacompletadalesão.Submetidoaquimioterapiaeradioterapia,evoluiu o quadro com metástases cerebrais e decoluna lombar. Atualmente, o paciente não estálúcido e apresentando desconforto respiratório.AfamíliasolicitaasuatransferênciaparaaUTIparasuporte ventilatório. As diretivas antecipadas devontade do paciente incluíam o desejo expressode não ir para a UTI e não ser intubado, masos familiares mostram-se muito angustiados,afirmandoque"nãoqueremveropacientesofrer".Considerando o estabelecido no Código de ÉticaMédica e na Resolução do Conselho Federalde Medicina (CFM) n. 1995/2012: Diretivasantecipadas de vontade e autonomia do paciente,avalieasafirmaçõesaseguir.I. Dada a gravidade do caso, o médico deveencaminhar o paciente à UTI para adequadosuporteventilatório.II. A adoção de medidas que deliberadamentediminuam o tempo de sobrevida não sãoeticamentejustificáveis.III. Odesejodafamíliadeveserrespeitado,umavez que o paciente não se encontra lúcido.IV. Constitui conduta adequada não intubar opaciente, manter seu conforto, dignidade,controlando a dor e outros sintomas.ÉcorretoapenasoqueseafirmaemA I e III.B I e IV.C II e IV.D I, II e III.E II, III e IV
#ENADE
Soluções para a tarefa
As decisões éticas de um profissional da medicina são bastante complexas. Respeitar a vida e a dignidade dos seres humanos é uma tarefa essencial.
I. Dada a gravidade do caso, o médico deve encaminhar o paciente à UTI para adequado suporte ventilatório.
Falso. Veja a explicação das assertivas abaixo para compreender.
II. A adoção de medidas que deliberadamente diminuam o tempo de sobrevida não são eticamente justificáveis.
Correto. Uma medida que reduza o tempo de vida do paciente não é justificada eticamente, dado que podem ser questionadas do ponto de vista do respeito da dignidade humana e do direito à vida.
III. O desejo da família deve ser respeitado, uma vez que o paciente não se encontra lúcido.
Falso. Se a vontade do paciente era diferente da que é hoje a da família, é a vontade do paciente que deve ser respeitada.
IV. Constitui conduta adequada não intubar o paciente, manter seu conforto, dignidade, controlando a dor e outros sintomas.
Correto. Se o desejo foi expresso pelo paciente quando este se encontrava lúcido, é correto afirmar que sua vontade deve ser respeitada, e ele deve ser mantido apenas com cuidados paliativos.
É correto o que se afirma em:
C. II e IV.