Química, perguntado por dalilapaula75, 2 meses atrás

Uma pessoa por diversos fatores pode vir a desenvolver gastrite ou refluxo gastroesofágico (queimação), sendo por alimentação e/ou alterações de humor, também chamada de gastrite nervosa, fazendo com que as células parietais e secretem muito H (hidrogénio para o estomago e forme maior quantidade de HCI (ácido cloridrico). Portanto, com um aumento da secreção pode acontecer uma alteração de pH e/ou atingir outros locais que não podem receber esta substancia, sendo necessário alguns tratamentos com bases inorgánicas como exemplo Diante do contexto descreva em 10 linhas sobre og tópicos abordados nas unidades de I a IV que se encaixem diante do caso citado, como exemplo ácido, bases, pH, reações, sendo necessário também espor neste texto uma sugestão tratamento com bases inorgánicas e/ou sais básicos (exemplo ENO) para neutralizar esta hipersecreção de HCL, descrevendo a reação entre eles ​

Soluções para a tarefa

Respondido por lauraaxda
14

Durante uma refeição, a secreção de sucos gástricos (contendo HCl e pepsinogênio) chega a 1.5 L, mas nos intervalos das refeições, encontra-se reduzida a apenas alguns mL por hora. No estômago, mais precisamente nas células parietais do estômago, a enzima anidrase carbônica catalisa a conversão de água e gás carbônico em ácido carbônico, um ácido fraco  que se decompõe em H+ e HCO3-. O H+ é secretado por transporte ativo mediado por H+/ K+ ATPases. O íon bicarbonato que é secretado para a corrente sanguínea desempenha função de tampão; junto a outros sistemas de regulação de acidez, faz com que o pH do sangue mantenha-se na faixa de cerca de 7,35 a 7,45. Quando a secreção de íons H+ é excessiva no estômago e o pH fica muito baixo, uma alternativa de tratamento é utilizando uma base inorgânica, como o hidróxido de magnésio (MgOH2). A reação é a seguinte:

                      2HCl +  Mg(OH)_2MgCl_2  +  2H2O

Neutralização do ácido no duodeno

  • O que quimo que chega ao duodeno é ainda bastante ácido, porém, o tecido responde por meio do hormônio secretina, que provoca a diminuição da motilidade intestinal.
  • Graças a isso, o organismo tem "tempo" para neutralizar o quimo para que ele siga adiante no intestino, e também impede que mais quimo seja liberado do estômago.
  • A secretina também diminui a secreção de ácido no estômago e, no pâncreas, ela estimula a secreção de bicarbonato no suco pancreático, que promove a neutralização do quimo.

Veja mais sobre a secretina aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/14342392?referrer=searchResults

#SPJ1

Anexos:

dalilapaula75: Muito obrigado
Perguntas interessantes