Uma mulher de 76 anos de idade é trazida aohospital com torpor e confusão mental. Demonstrador abdominal, apresenta febre de 38,6 °C comcalafrios, icterícia e hipotensão com evolução de 30horas. Os exames laboratoriais revelam leucopenia,bilirrubinas totais = 7,5 mg/dl, ureia = 66 mg/dl,creatinina = 2,4 mg/dl e proteína C reativa =27,8mg/dl.A ultrassonografiaabdominal reveloua presença de colelitíase e dilatação de árvorebiliar. Devido ao agravamento rápido do quadroclínico,foinecessárioinstituirmedidasdesuporteavançadodevidaeantibioticoterapiaIV.Considerando o caso apresentado, a conduta a serrealizada de imediato é aA colecistectomia via laparoscópica.B drenagemdavesículaviapercutânea.C colecistectomia tradicional de urgência.D laparotomia e colecistostomia por tubo.E colangiopancreatografiaretrógradaendoscópica.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa E) apresenta a conduta a ser realizada de imediato.
A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica é uma técnica de visualização do pâncreas por sondagem e observação por câmera.
Esse tipo de técnica é extremamente difícil de ser feita, pois geralmente é feita em emergência, é invasiva e o paciente precisa ser sedado, e a idade é um fator de risco para a sedação.
A paciente pode ser avaliada através de uma ultrassonografia, mas não terá a mesma precisam que uma colangiopancreatografia retrógrada endoscópica.
A laparotomia exploratória não é indicada por conta da idade.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes