Uma mulher de 48 anos de idade chegou ao serviço de emergência com uma queixa de dor torácica. Relata que estava doente há cerca de uma semana. A princípio, estava apenas com uma coriza, tosse e faringite. Nos últimos 4 dias, surgiu uma dor no tórax e nas costas, que parecia se agravar com a inspiração e quando se deitava. Após deitar-se na cama, essa noite, ela subitamente teve uma dor aguda e em punhalada no tórax e no ombro esquerdo e chamou então uma ambulância.
Foi iniciado um acesso endovenoso, através do qual recebeu nitroglicerina e heparina. Foi administrado oxigênio suplementar através de um cateter nasal, enquanto foi obtida uma história e foram realizados outros exames. Antes deste episódio, a paciente apresentava boa saúde, não relatou nenhuma história pessoal ou familiar de cardiopatia. A frequência cardíaca estava em 105 bpm, a pressão arterial 115/65 mmHg e a temperatura corporal em 38,5ºC (normal=37ºC). A auscuta com um estetoscópio detectou ruídos ásperos associados à sístole e à diástole, obscurecendo as bulhas cardíacas normais. Um eletrocardiograma de 12 variações mostrou elevações discretas do segmento ST em todas as derivações, exceto aVR e V1. Uma amostra de sangue venoso revelou níveis normais de hemoglobina e troponina cardíaca, porém com ligeira elevação da contagem de leucócitos. A paciente foi transferida para um laboratório de cateterismo cardíaco para angiografia, que revelou a presença de aterosclerose não obstrutiva difusa. A dor torácica continuou apesar da nitroglicerina, e ela também começou a ter tontura e cefaleia. Quando uma aferição adicional da pressão arterial mostrou uma redução para 80/50 mmHg, tanto a nitroglicerina quanto a heparinaforam interrompidas. O que parecia a princípio um ataque cardíaco demostrou se uma pericardite aguda.
4. Explique como as informações que foram surgindo gradativamente neste caso, sugerem a pericardite como diagnóstico correto e não ataque cardíaco:
a) Dor torácica na inspiração e quando o indivíduo se deita.
b) Alterações no segmento ST.
c) O resultado da Angiografia
d) A redução da pressão arterial
e) Níveis sanguíneos de troponina
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
o resultado da Angiografia
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás