Uma mulher com 26 anos de idade apresenta queixa de dor pélvica há 2 anos. Refere dor ao permanecersentada por tempo prolongado e durante relação sexual. Relata dor de intensidade moderada na regiãoabdominal inferior, virilha esquerda e coluna lombar com irradiação para a região glútea e face posterior dacoxa esquerda. Apresenta sintomas de urgência urinária. Refere que, mesmo com dores, realiza corrida eexercícios abdominais, seis vezes por semana.Considerando o processo de reabilitação física, avalie as afirmações a seguir, a respeito da avaliação etratamento fisioterapêutico indicado a essa paciente.I. É necessária intervenção para correção postural, pois a postura sentada por tempo prolongado,com excesso de inclinação pélvica anterior e retificação torácica, causa alongamento excessivo dasestruturas posteriores da articulação sacrococcígea e lombossacra.II. Há necessidade de orientar a paciente em relação à prática de atividade física, pois a corrida, aoaumentar o estresse sobre a sínfise púbica, contribui para a dor na virilha.III. É necessário fortalecimento do músculo elevador do ânus, pois seus feixes puborretal, pubococcígeoe iliococcígeo, ao se contraírem, reduzem a pressão intra-abdominal e promovem a estabilidade dacoluna lombar e cintura pélvica.IV. Há necessidade de se avaliar a ativação dos músculos abdominais, pois a combinação do músculoreto abdominal hiperativo com músculo transverso abdominal hipoativo contribui para a instabilidadelombar e pélvica.V. São indicadas técnicas de terapia manual e de alongamento para os músculos obturador interno epiriforme, por entre os quais passa o nervo ciático, pois o pinçamento deste pode contribuir para ossintomas de dispareunia, dor na virilha e na lombar.É correto apenas o que se afirma emA I, II e III.B I, II e V.C I, III e IV.D II, IV e V.E III, IV e V.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
As afirmativas corretas são II, IV e V. Letra D.
O desequilíbrio pélvico em anteroversão e em hiperlordose lombar provoca o encurtamento e o não alongamento das estruturas posteriores da articulação do tipo sacrococcígea e lombossacra.
Mas quando a pelve se encontra em retroversão, a mesmo pode resultar em um estado de contração constante dos músculos levantadores do ânus, visto que os movimentos de retroversão pélvica e verticalização do sacro começa na região do períneo.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás