Durante a prática desportiva, segmentos articularesespecíficos são solicitados em extenuantes açõesmecânicas. A dor crônica no atleta, muitas vezes podeser atribuída à atividade específica do desporto etambém a alterações na força, flexibilidade e postura,não só na articulação envolvida, mas também emoutros elos da cadeia cinética. A terapia aquática,como parte do processo de reabilitação, poderepresentar uma escolha eficiente do fisioterapeutaem seu planejamento de tratamento.As atividades terapêuticas em ambiente aquáticopodem ter como benefícioA a produção do efeito "câmera lenta" dosmovimentos, oferecendo aos atletas tempoadicional para controlá-los e experimentar erros,com vistas à recuperação da propriocepção.B a melhoria dos resultados nas atividades depropriocepção articular em atletas, em relaçãoaos alcançados em ambientes fora da água, emqualquer fase da reabilitação.C a contribuição, nas fases finais da fisioterapia,para a reabilitação do atleta, pois as forçasresistivas da água produzem menor dispêndio deenergia que os exercícios em solo.D o aumento dos níveis de estabilização articular,pois dispositivos como flutuadores fornecem basede apoio sólida na execução dos movimentosarticulares.E o favorecimento do treino de equilíbrio na faseinicial da reabilitação, com o atleta posicionadocom o nível da água na altura da cintura, queestará sob a influência de aproximadamente 40%do seu peso corporal.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa (A) apresenta corretamente um benefício das atividades terapêuticas em ambiente aquático, que consiste na produção do efeito "câmera lenta" dos movimentos, oferecendo aos atletas tempo adicional para controlá-los e experimentar erros,com vistas à recuperação da propriocepção.
É preciso destacar que o movimento lento que ocorre no meio do líquido, graças a ação do empuxo ou flutuação, o que contribui para o controle dos movimentos, resultando em um tempo maior de ação e de reação, para a correção dos erros na realização dos movimentos.
Em que o favorecimento do treino de equilíbrio deve ser na parte mais funda da piscina onde a descarga de peso corporal é próxima a 10% do peso corporal, com a água ao nível dos ombros.
Bons estudos!
Resposta:
a produção do efeito "câmera lenta" dos movimentos, oferecendo aos atletas tempo adicional para controlá-los e experimentar erros, com vistas à recuperação da propriocepção.
Corrigido pelo AVA.